O presidente francês Emmanuel Macron apoiou uma proposta para treinar um grande número de soldados ucranianos, disse o ministro da Defesa Sebastien Lecornu ao jornal Le Parisien no sábado (15).
“O presidente… aprovou um plano de treinamento para permitir que até 2 mil soldados ucranianos sejam recebidos na França”, disse ele.
“Eles serão atribuídos a nossas unidades por várias semanas”, disse ele, acrescentando que treinamento militar para o uso de obuses Caesar (artilharia pesada) havia sido oferecido anteriormente a soldados ucranianos.
O ministro disse que a França havia entregado 18 obuses Caesar até agora para a Ucrânia e que negociações estavam continuando para enviar mais seis. Além desses, a França também está ponderando a entrega de mísseis superfície-superfície disse Lecornu.
Ele também disse que a França forneceria mísseis antiaéreos Crotale e de curto alcance, os quais são usados para interceptar mísseis de voo baixo e aeronaves.
A meta é concluir o envio dos Crotales “dentro de duas semanas”, disse Lecornu, levando em consideração o treinamento necessário de soldados ucranianos.
Na quarta-feira (12), Macron disse que a França entregaria sistemas de radar e de defesa para a Ucrânia nas próximas semanas, em particular para ajudar o país a protestar contra ataques de drone e de mísseis.
Fonte: Channel News Asia