O governo da província de Wakayama anunciou na sexta-feira (11) que 6 patos do parque temático Adventure World, na cidade de Shirahama, morreram no dia anterior e eram suspeitos de terem sido infectados por uma gripe aviária altamente patogênica.
O resultado do teste genético confirmou a suspeita e de que se trata do subtipo do H5. O governo da província e o parque decidiram sacrificar 63 aves criadas no parque.
Após as 9h foram iniciados os trabalhos com base nas diretrizes de quarentena da Lei de Controle de Doenças Infecciosas de Animais Domésticos.
A informação é de que 6 patos morreram, mas serão sacrificados outros 29, mais 13 gansos, 1 avestruz e 14 emas, portanto, o total é de 63 aves. Depois disso, todas as aves serão incineradas.
A administração do parque Adventure World decidiu fechar temporariamente na sexta-feira e decidirá com os governos da província e da cidade quando reabrir após o dia 12, quando a incineração e a desinfecção serão concluídas, pois a previsão é de concluir até sábado.
Cerca de 850 aves de um total de 44 espécies são criadas em todo o parque. Com base nessa lei, a meta de sacrificar é limitada a essas aves mencionadas.
De acordo com o zoológico, as aves afetadas foram colocadas em quarentena a partir do dia 4 porque foram confirmados casos de gripe aviária no Japão. Também foram tomadas medidas para não entrarem em contato com os visitantes.
Esse foi o terceiro caso de gripe aviária no Japão, pois o anterior foi em Ibaraki e o primeiro em Okayama.
Fontes: Mainichi e NHK