A Shionogi & Co disse nesta terça-feira (13) que o governo japonês concordou em comprar um adicional de 1 milhão de doses de seu tratamento oral para covid-19.
Anteriormente, a Shionogi concordou em vender 1 milhão de doses do medicamento, um inibidor de protease conhecido como ensiltrelvir e comercialmente como Xocova, ao governo com aprovação pendente.
O acordo de fornecimento extra ocorre em um momento quando o Japão está lidando com uma 8ª onda de infecções por coronavírus.
Reguladoras concederam aprovação de emergência para o Xocova no mês passado. Elas haviam adiado anteriormente a aprovação dizendo que queriam mais dados sobre sua eficácia e em meio a preocupações de que o medicamento poderia representar um risco à gravidez, baseado em resultados de estudos com animais.
O Xocova é um agente antiviral oral tomado uma vez por dia durante 5 dias para suprimir a replicação do vírus.
Ele é o primeiro medicamento oral desenvolvido nacionalmente para pacientes com sintomas leves da covid-19. Outros tratamentos baseados em comprimidos desenvolvidos pela Pfizer e a Merck & Co já foram aprovados no Japão.
Fonte: Fexempire