Um passageiro na faixa dos 70 anos ficou ferido durante um teste de um ônibus autônomo na quarta-feira (11), anunciou a cidade de Otsu (Shiga).
O incidente ocorreu por volta das 11h25, quando o ônibus estava em um declive se aproximando de uma parada perto do Biwako Hotel.
O motorista, a bordo para auxiliar com a operação do veículo, virou o volante para a direita a fim de evitar bater em um caminhão que havia parado na frente do ônibus.
Como não havia algo mais bloqueando o caminho, o ônibus então acelerou automaticamente. O movimento fez com que o passageiro fosse jogado para fora de sua poltrona, causando leves hematomas na região lombar. Não havia outros passageiros a bordo no momento do incidente.
A cidade de Otsu vem testando veículos automatizados desde o ano fiscal de 2018.
A 5ª série de testes está em andamento desde dezembro de 2022. Dois danos a propriedades ocorreram em 2020, mas esse foi o primeiro em que uma pessoa ficou ferida.
A cidade suspendeu os testes e usará um ônibus regular ao longo de sua rota entre o Lake Biwa Otsu Prince Hotel e a estação de Otsu da JR.
A cidade declarou que oferece suas “sinceras desculpas ao passageiro ferido” e trabalhará para determinar a causa do incidente e compartilhará medidas com partes relacionadas para evitar que outros ocorram.
Fonte: Mainichi