Uma telespectadora da FNN gravou um vídeo e enviou as imagens para a emissora, na sexta-feira (13), relatando que conseguiu pegá-los facilmente com as mãos pois são “centenas de milhares de peixes”.
As imagens mostram os milhares de peixes em uma pequena área nadando freneticamente, por isso um repórter foi enviado ao local no domingo (15), um porto pesqueiro em Minamichita (Aichi).
No porto pesqueiro onde a telespectadora gravou as imagens já não se viu mais a presença do cardume. A reportagem seguiu para outro porto a um quilômetro de distância, o de “Morozaki, onde há um cardume de tainhas”, indicou um pescador.
O repórter relata que ficou impressionado com a quantidade de tainhas. Ele também conseguiu pegar uma com as mãos, de cerca de 15 centímetros. Uma residente local lhe disse que se trata de filhote de tainha.
Uma outra residente local disse para a reportagem que “no começo pensou que o mar estava cheio de algas, mas quando se aproximou viu que era um cardume”.
Diferente dos outros locais como Hamamatsu (Shizuoka) e Nagoia (Aichi), onde também foram vistos os cardumes, mas no rio, nesse porto outros seres se aproximam em grande quantidade por causa deles. São as aves oceânicas que estão se fartando, pois se alimentam dos peixes.
“Esse cardume procura um local com água com uma temperatura um pouco mais elevada, por isso, vão para os rios, canais e portos”, avaliou Haruyuli Ikuta, especialista do Hekinan Seaside Aquarium.
Ele acha que em algum momento esse cardume deixará retornará ao oceano.
Fonte: FNN