O turismo voltou pra valer em todo o Japão, tanto para viagens domésticas quanto internacionais. O programa de incentivo à viagem seria encerrado em 31 de março, mas algumas províncias que ainda têm verba disponível resolveram prorrogar o prazo.
Essa é uma notícia que alegra as pessoas que amargam a polinose (alergia aos polens) ou kafunsho em japonês. Pois, algumas províncias são famosas por terem baixíssimo índice de polens que causam alergia. Segundo a Associação das Alergias do Japão, em 2008 a prevalência de pacientes com kafunsho chegou a 26,5% ou mais de ¼, enquanto em 1998 era de 16,2%.
Como não há florestas artificiais de cedro em Hokkaido e Okinawa, as populações locais não têm polinose, especialmente a do cedro (スギ). Por esta razão, surgiram as chamadas viagens para fugir dos polens. Mas, há outros locais como a província de Miyazaki, que embora tenha 40% das florestas de cedro, a prevalência é baixíssima. Portanto, muitos escolhem alguma praia dessa província para fugir dos polens, sem falar nas belas ilhas de Amami.
Províncias que prorrogaram o prazo
O governo da província de Okinawa já havia anunciado a prorrogação do programa de incentivo até julho (toque aqui para ler).
O desconto para o transporte aéreo mais hospedagem é de 20% e os viajantes ainda ganham cupons para usar no destino, de 2 mil ienes por dia.
Depois, outras também começaram a fazer o mesmo, excluindo o período do feriado de Golden Week, de 29 de abril a 7 de maio:
- Hokkaido, onde não tem polens que causam alergia, até 14 de julho
- Iwate, até 30 de junho
- Akita
- Wakayama
- Hiroshima, até 30 de junho
- Tottori, até 3o de junho
- Tokushima, até 30 de junho
- Fukuoka, até 30 de junho
Pode ser que algumas dessas províncias encerrem antes do prazo, quando a verba destinada chegar ao fim.
Para fazer as reservas, pode usar a Rakuten Travel, Jalan, JTB, Yahoo! Travel ou YucoYuco (toque aqui e abra a página oficial).
Fontes: Honkawa, Travelers Navi e Limo