Fenômeno La Niña terminou mas pode surgir o El Niño

A AMJ acredita que o fenômeno La Niña que começou no outono de 2021 pode ter terminado, mas pode surgir outro, o qual poderá mudar o clima no verão.

Imagem meramente ilustrativa de um tufão (PxHere)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou sobre o boletim de monitoramento do fenômeno El Niño, pois acredita-se que o outro, o La Niña, o qual começou no outono de 2021, tenha terminado.

Publicidade

Existe uma grande possibilidade de que as condições climáticas sejam normais na primavera, mas há possibilidade do El Niño surgir no verão. Por enquanto, a previsão indica que essa estação esteja dentro da normalidade.

Segundo o boletim de monitoramento de fevereiro, a temperatura da superfície do mar foi de -0,1ºC, o que é próximo do valor de referência.

O modelo acoplado à atmosfera e ao oceano prevê que a temperatura da superfície do mar na área de monitoramento do El Niño permanecerá mais alta ou próxima do valor de referência durante o verão.

O que acontece caso o El Niño seja confirmado

Com base no exposto, é altamente provável que as condições normais continuem na primavera (70%) e a possibilidade de ocorrência do El Niño no verão é de 50%. Se ocorrer, deverá persistir até o outono.

O fenômeno El Niño, que ocorre no Oceano Pacífico, altera a temperatura da superfície, afeta a atmosfera, causando condições inusitadas como a distribuição de áreas de pressão atmosférica em diversas partes do mundo, incluindo o Japão

Quando ele ocorre, muda as condições climáticas do Japão, como verão mais fresco e inverno mais quente. Mas, não é só isso: o El Niño aumenta o número de tufões e de tempestades. Em outros locais podem surgir mais furacões e ciclones tropicais.

Fontes: Tenki e El Comercio

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Indignação na Índia após vídeo mostrar turista japonesa sendo assediada durante festival

Publicado em 13 de março de 2023, em Ásia

O vídeo, que viralizou no Twitter, mostra uma jovem japonesa sendo empurrada e tocada por um grupo de homens e garotos em Nova Déli durante o festival Holi na quarta-feira (9).

Festival da Cores, Holi, na Índia (ilustrativa/banco de imagens)

Por pelo menos 24 segundos, vários homens e garotos apalparam, empurraram e humilharam uma turista japonesa em uma rua de Nova Déli, na Índia, um dia destinado a marcar o Holi, o festival hindu de cores e amor.

Publicidade

Um vídeo do incidente, que viralizou no Twitter, está espalhando indignação na Índia.

Dois homens e um menor de idade foram presos no sábado (11), quando pedidos por ação da polícia cresceram.

O vídeo mostra um grupo de homens e garotos jogando água e pó colorido sobre uma jovem japonesa de 22 anos enquanto gritavam “Feliz Holi”, como na tradição durante o festival.

Mas eles também foram vistos no vídeo apalpando, tocando os seios e empurrando a jovem, mesmo quando ela tentava fugir deles, dizendo repetidamente “itai, itai”.

Um garoto também é visto quebrando um ovo na cabeça da japonesa.

Ela deu um tapa na cara de um outro homem que tentou tocar em seus seios, e então fugiu em direção a uma viela.

O incidente teria ocorrido na área de Paharganj de Déli.

A vítima teria ido para Bangladesh sem apresentar uma queixa.

Swati Maliwal, chefe da Comissão de Déli para Mulheres, chamou a agressão de “comportamento completamente vergonhoso”.

“As mulheres que estavam protestando contra abuso durante o Holi não estão difamando a religião ou festival. Os homens é que estão. Vão atrás deles”, escreveu a usuária do Twitter Priyashmita Guha.

O comissário adjunto da polícia, Sanjay Kumar Sain disse que todos os 3 presos haviam admitido serem aqueles no vídeo abusando da japonesa.

Mas qualquer ação contra eles “seria decidida com os méritos e de acordo com a queixa da jovem, se houver”, disse ele.

A turista japonesa disse em uma publicação no Twitter na sexta-feira (11) que já se encontrava em Bangladesh e que estava “bem”.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!