Com a chegada da primavera e temperaturas subindo durante o dia é um sinal de que está chegando a hora de guardar o edredom de plumas de ganso. Nessa hora vêm as dúvidas:
- Posso estendê-lo ao sol para higienizar?
- Pode ser lavado?
- Como guardá-lo de forma segura no armário?
A empresa WeatherNews entrevistou Yuna Mori, especialista em roupas de cama da Nishikawa, a maior fabricante desse segmento no Japão.
1 – Posso estendê-lo ao sol?
A resposta é sim. Ela recomenda escolher um horário entre 10h e 15h para colocá-lo sob o sol, pelo menos 2 vezes ao mês, por pelo menos 1 hora de cada lado.
E aqui aponta 2 pontos interessantes. Diferente de outros tipos de edredons ou futons, o de plumas de ganso deve ser estendido em um local bem arejado, à sombra.
Se não tiver sombra, recomenda-se estendê-lo com uma capa de tecido de algodão. Outro detalhe importante é que não se deve batê-lo como se faz com os futons de fibras sintéticas para não danificar as plumas.
Outro fator para usar a capa é quem se preocupa com os pólens, pois basta removê-la e lavar.
2 – Posso lavar o edredom em uma máquina de lavar doméstica ou lavanderia?
A resposta é depende. Se o edredom for fino pode lavá-lo seguindo as instruções do fabricante, na etiqueta. Pode ser que permita lavá-lo na máquina com água morna, até 40ºC, mas não naquela do tipo abre na frente, sendo somente aquela cuja tampa fica na parte superior.
Se edredom for encorpado não pode ser lavado na máquina nem na lavanderia. Mas, se o modelo for recente, verifique a etiqueta pois há modelos que podem ser lavados na lavanderia automática.
Se uma pequena parte da peça ficar suja, recomenda-se limpá-la imediatamente com um pano úmido ou lavar só essa parte à mão e secar bem, com um secador de cabelo, por exemplo. Jamais use ferro de passar.
3- Como guardá-lo no armário?
O edredom de plumas de ganso é macio e quentinho, mas fica volumoso na hora de guardar.
“É aconselhável evitar bolsas de compressão, pois a penugem pode não conseguir retornar à sua plenitude original. O edredom precisa permanecer respirável durante o armazenamento, portanto, não o coloque em um saco plástico. Não é recomendável guardá-lo comprimido”, explicou a especialista.
Ela recomenda dobrá-lo e embrulhar em um lençol de tecido de algodão 100%, pois é respirável. Depois sim, deve acomodar o pacote no armário, de preferência em um local alto junto, com produtos repelentes de insetos.
Guardar em um local mais alto no closet ou no armário tem um motivo: os lugares mais baixos tendem a ter mais acúmulo de umidade.
Outro detalhe importante é não colocar nada (nenhum peso) sobre o pacote do edredom, pois assim, esmaga as plumas de ganso. Isso vai tirar a sensação da fofura do edredom.
Esses procedimentos irão garantir um edredom fofinho e quentinho no próximo inverno.
Fonte: WeatherNews