O Japão pode estar vivenciando um surto de sarampo, com o número de pessoas adultas infectadas em 2023 ultrapassando o total reportado em cada um dos dois últimos anos.
O sarampo é uma infecção viral que causa febre, tosse e erupção cutânea. Quase todos aqueles sem imunidade a ele desenvolverão sintomas quando infectados.
O vírus também pode causar pneumonia ou encefalite, levando à doença grave ou mesmo morte.
Na terça-feira (23), o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) divulgou dados preliminares mostrando que 7 casos de sarampo haviam sido confirmados em todo o Japão neste ano desde 14 de maio.
Três dos casos foram em Tóquio e houve 1 em cada uma das províncias de Ibaraki, Kanagawa, Niigata e Osaka.
Dois dos casos em Tóquio e 1 em Niigata foram confirmados na semana até 14 de maio.
O Japão teve 6 casos de sarampo em cada um dos anos de 2021 e 2022, visto que as viagens para o exterior diminuíram durante a pandemia de coronavírus.
O sarampo está se espalhando na Ásia e em outros lugares. No mês passado, descobriu-se que um homem que havia retornado da Índia estava infectado, assim como 2 pessoas que estavam no mesmo trem-bala que ele.
Governos locais no Japão estão pedindo precaução ao revelar os meios de transporte público usados por indivíduos infectados.
O professor da Universidade de Kitasato, Tetsuo Nakayama, diz que houve poucos casos de sarampo nos últimos anos, mas agora há sinais de um surto.
Ele pede às pessoas que fiquem atentas aos riscos de contrair sarampo e se submetam a um teste de anticorpos ou vacinação.
Em Kanto, foi pedido à população que evite sair de casa se tiver sintomas. Toque e veja a matéria.
Fonte: NHK