
Na nova previsão de curso do tufão Mawar, se vê que passará afastado do arquipélago principal (Yahoo!)
Já não há mais risco de ventos fortíssimos nas províncias banhadas pelo Oceano Pacífico por causa da aproximação do segundo tufão do ano, o Mawar. A chuva prevista na sexta-feira (2) e parcialmente no sábado (3), de Fukuoka a Tóquio, se deve à frente sazonal desenvolvida pelo ar úmido do tufão.
Estão previstas chuvas fortes, com acúmulo de até 150 milímetros em 24 horas, nas regiões Tokai, Kinki, Shikoku e norte de Kyushu, até a tarde de sexta-feira. Em Hokuriku a previsão é de até 130 milímetros, enquanto em Chugoku de até 120.
Mas, segundo a previsão da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a chuva pode piorar, até a tarde de sábado. Por isso, nessas regiões a recomendação é de ficar atento, com o mapa das áreas de risco (hazard map) em mãos e com a mochila de emergência no caso de necessidade de buscar um abrigo seguro.
Artigos relacionados
Tufão sobre Okinawa
Porém, as ilhas da província de Okinawa estão sob a área de tempestade do Mawar na quinta-feira (1.º) e deverão continuar no dia seguinte, pois ele se move lentamente, a uma velocidade de 15 quilômetros por hora.
O tufão é grande, com uma área de ventos com 1.090 quilômetros de diâmetro. Por isso, a população já está prevenida especialmente nas cidades da ilha principal, como também em Miyako, Ishigaki e Kume. O monorail já está com operação suspensa em Naha, como também os ônibus intermunicipais da província.
A chuva não é forte, mas praticamente toda a costa da província de Okinawa está sob alerta de ressaca, com ondas de até 9 metros de altura. Em terra, as rajadas de vento são de até 25 metros por segundo ou 90km/h.
Por causa dos efeitos do tufão, foi fechada a maioria das escolas, o palácio do governo e muitas prefeituras fecharam o atendimento, assim como a maioria dos estabelecimentos comerciais.
As companhias aéreas começaram a cancelar os voos na quarta e na quinta-feira, nenhuma está operando em Okinawa.
Fontes: AMJ, Tenki, Okinawa Time, NHK e Yahoo!







