Durante períodos de calor intenso, como o atual enfrentado pelo Japão, uma das principais preocupações está relacionada aos casos de insolação. Ocorre quando a temperatura corporal aumenta devido à incapacidade do organismo de dissipar o calor interno para o ambiente externo.
É considerado hipertermia quando a temperatura do organismo ultrapassa 37,5ºC. Na infância o risco é ainda maior, pois ainda não são bem desenvolvidas as glândulas sudoríparas para liberação eficiente do calor interno, por isso quando crianças estão sofrendo de hipertermia não vemos o primeiro sinal mais aparente que é o suor.
Os outros principais sintomas perceptíveis de insolação para ficarmos em alerta são: respiração ofegante, cefaleia, náuseas e vômitos, tontura, desmaios, urina escassa ou escura, convulsão, predisposição a cãibras, fraqueza e taquicardia.
Precisamos ter mais cuidados gerais como redução de exposição excessiva ao sol, atividades como esportes ao ar livre (hipertermia induzida) e uso de roupas que podem causar desidratação.
O tratamento nutricional para resfriar o corpo e reidratar é muito simples, porém precisa ser rápido para que a pessoa não sofra maiores complicações como o mal súbito ou desmaio:
- Ingestão de líquidos gelados
- Ingestão de líquidos ricos em minerais, como isotônicos, água de coco, ou soro caseiro. Exemplo de elaboração de um soro caseiro simples: 1 copo (200 ml) de água, 1 colher de café rasa de sal para 2 colheres de café rasas de açúcar
- Outras ações recomendadas: compressa de água fria em locais de alta irrigação sanguínea: nuca, axilas, parte interna da perna
Para que não sofra desse mal, o melhor é prevenir, então algumas dicas para evitar a insolação quando sair:
- Levar muitos lanchinhos consigo, que ajudam a hidratar como frutas naturais, frescas e ricas em água como melancia, melão, tangerina, maçã, morango, pêssego, etc.
- Levar também água e bebidas isotônicas naturais como suco de frutas, chá com fruta, água de coco, etc.
- Evitar levar alimentos desidratados ou secos como frutas ou snacks desidratados, salgadinhos ou doces industrializados
- Evitar o excesso de bebidas alcoólicas, pois possuem alto potencial de desidratação, ou bebidas gaseificadas e adoçadas
- Evite consumir alimentos inseguros nutricionalmente dos arredores de parques e praias, pois se não estiverem bem conservados, você poderá correr o risco de contaminação alimentar, o que traz ainda maiores riscos para a sua saúde
Lembre-se que tais orientações são gerais e que é importante um acompanhamento nutricional para verificação real da possibilidade de aplicação de todas as condutas recomendadas. Para um atendimento personalizado que vise o controle do seu peso, saúde e patologias conte comigo!
Consulte um nutricionista para obter suporte especializado em sua jornada em busca de uma vida mais saudável
Nutricionista Silvia Tsutsumi – WhatsApp – Instagram
Veja também: Aprenda a acelerar seu metabolismo com dicas nutricionais eficientes
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.