Férias e feriados: não jogue fora meses de dieta

Dicas nutricionais para aproveitar as férias sem sabotar a dieta e manter o equilíbrio

Imagem ilustrativa

O descanso merecido para o corpo através das folgas nas férias e feriados! Com cuidado e atenção esse descanso não será o nosso sabotador da alimentação saudável que buscamos por tanto tempo.

Publicidade

Abrir exceções na dieta durante os dias de folga pode pesar não só na consciência, como também na balança. Por isso é preciso tomar algumas precauções para amenizar os efeitos dos excessos. Confira essas dicas nutricionais e consiga ter o controle da sua alimentação também nas suas férias.

  • Faça uma rotina regrada nas semanas que antecedem o feriado: quando o feriado estiver se aproximando, pegue leve na alimentação e foque em treino com regularidade (pelo menos 4x/semana). Restrinja sua alimentação de preparos gordurosos, açúcares refinados e arroz e macarrão em excesso. Alimentos industrializados e refinados devem ser evitados e uma troca inteligente é os produtos integrais. Essas simples medidas reprogramam o organismo, o preparando para fazer boas escolhas alimentares no feriado;
  • Consuma diariamente frutas e legumes: mantenha fixo na sua alimentação de férias a presença de frutas no café da manhã e lanches da manhã e tarde. Os legumes e vegetais presentes em pelo menos em 20% do prato do almoço e jantar. Esse equilíbrio lhe trará grandes benefícios;
  • Quando o feriado chegar é hora de aproveitar com total equilíbrio e bom senso. Aproveite para escolher alimentos frescos, da cultura alimentar local tradicional, evitar os fast foods e uma ótima alternativa para comer com prazer no feriado e não sentir os prejuízos no corpo, é diminuir o consumo de alimentos com alto teor calórico em 20%.
  • Aproveite para dividir as guloseimas com sua companhia: essa é uma ótima estratégia para você aproveitar aquela comida preferida, mas sem comer em sua totalidade. Caso você esteja aproveitando sozinha a folga, consuma pela metade e guarde a outra para consumir em outro momento do dia; o fracionamento alimentar, principalmente com altas calorias, lhe ajudará a evitar o risco de armazenagem de gordura abdominal;
  • Não fique sem comer: em muitos casos a alteração na rotina não faz apenas com que as pessoas comam demais, mas também contribui para que elas se esqueçam de se alimentar. Quantas vezes você nem viu o tempo passar quando estava na praia ou na piscina? Ficar em jejum por muito tempo pode ser prejudicial para a manutenção do peso. Além de deixar o metabolismo preguiçoso, faz com que você exagere na quantidade de cada refeição;
  • Hidrate-se: o mais normal nos feriados, é que as pessoas deixem a água de lado e passem alguns dias bebendo sucos, vinhos, refrigerantes, champanhes e cervejas. Não há nenhum problema em beber com responsabilidade e moderação, mas nenhum líquido substitui a água. Os benefícios dela para o funcionamento do organismo e para a beleza do corpo e da pele são incomparáveis!
  • Coma pausadamente e mastigue bastante: além de facilitar a digestão, há uma maior saciedade alimentar.
  • Continue se exercitando durante o feriado: se você estiver longe de casa ou a academia estiver fechada, faça uma caminhada curta, nade, jogue futebol. Essas atividades podem ser super prazerosas e ajudam a manter o corpo em forma.

E se mesmo assim você não resistir?

Não se desespere se você acabar passando da conta. Assim que a rotina voltar ao normal, corra atrás do prejuízo. Se ao invés de manter o peso, você tiver adquirido alguns quilos, invista em uma dieta antioxidante e anti-inflamatória, com muitas frutas, legumes, verduras, grelhados e água. Não é preciso radicalizar e o ideal é fazer a dieta por dois ou três dias. Depois é só continuar com hábitos alimentares saudáveis. Na academia, retome a rotina de exercícios. No mais, é vida que segue! Quanto mais você investir numa alimentação adequada e treinos regulares, menos dificuldade você terá para resistir às tentações dos próximos feriados.

Ao longo das férias e feriados, seguir uma alimentação equilibrada pode ser desafiador. Por isso, contar com o acompanhamento nutricional é fundamental para aprender a fazer escolhas saudáveis, adaptar a dieta aos momentos de descanso e evitar prejuízos ao corpo e à saúde. O apoio de um nutricionista ajuda a desenvolver hábitos alimentares sustentáveis, permitindo que você desfrute das folgas sem abrir mão dos seus objetivos de saúde e bem-estar.

Nutricionista Silvia Tsutsumi –  WhatsAppInstagram

Veja também: Vai acampar? Planeje com alimentos saudáveis e gostosos!

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cartão do seguro saúde será mesmo abolido depois de integrado ao My Number

Publicado em 4 de agosto de 2023, em Política

Entenda como fica quem ainda não tem o My Number e o primeiro-ministro pede desculpas pela confusão causada por isso.

Primeiro-ministro Fumio Kishida na coletiva de imprensa (reprodução da NHK)

Na sexta-feira (4), o primeiro-ministro Fumio Kishida realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre a política de abolir o atual cartão de seguro saúde depois de integrá-lo ao My Number, chamado de マイナ保険証 (lê-se maina hoken-sho).

Publicidade

Depois de explicar os motivos em relação ao Ministério Digital, disse que manterá o plano de abolir o atual cartão no outono do próximo ano.

“Se houver necessidade de mais tempo para fazê-lo, tomaremos as medidas apropriadas, incluindo uma revisão”, disse, explicando que confirmará os resultados da inspeção abrangente a serem compilados no outono deste ano.

Certificado de Elegibilidade (資格確認書)

Também demonstrou que irá emitir um Certificado de Elegibilidade, chamado de 資格確認書 (lês-se shikaku kakunin-sho) como alternativa para quem ainda não possui o My Number Card, mesmo sem requerimento.

Sobre o período da validade para o Certificado de Elegibilidade, visto como de no máximo 1 ano, Kishida disse que cada uma das associações dos seguros de saúde estabeleceu um prazo de até 5 anos para os beneficiários, portanto, não pretende passar disso.

O primeiro-ministro se desculpou pela ansiedade causada à população por causa das confusões sobre o My Number.  

Caso queira saber mais detalhes, toque aqui para ser direcionado à página web Myna

Foto ilustrativa do My Number (NHK)

Fontes: Tokyo Shimbun e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão