A vacina combinada da Daiichi Sankyo deve ser mais eficaz em prevenir infecção em massa por Covid e influenza (ilustrativa/banco de imagens)
A farmacêutica japonesa Daiichi Sankyo desenvolverá uma vacina combinada que protege contra covid-19 e influenza sazonal, anunciou a companhia em 13 de outubro.
Publicidade
A vacina, que usa material genético conhecido como mensageiro RNA (mRNA) deve ser mais eficaz em prevenir infecção em massa se casos para ambas as doenças aumentarem de uma vez, reduzindo a carga sobre profissionais da saúde.
Uma combinação de vacinas contra covid e influenza oferece proteção em uma única dose contra as duas doenças infecciosas, as quais se espalham amplamente no inverno.
Em setembro, a Daiichi Sankyo solicitou junto ao Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar aprovação para fabricar e comercializar uma vacina mRNA que visa a variante XBB 1.5 da ômicron.
O desenvolvimento da Daiichi Sankyo de uma nova combinação de vacinas usando mRNA terá apoio financeiro do Centro Estratégico para Pesquisa Biomédica Avançada de Vacina e Desenvolvimento e Preparação e Resposta, o centro de comando para desenvolvimento de vacinas do governo.
As farmacêuticas dos EUA Moderna e Pfizer lideram o campo na combinação de vacinas baseadas em mRNA.
A Moderna anunciou em 4 de outubro de havia confirmado a segurança e eficácia desse tipo de imunizante em ensaios clínicos iniciais. A companhia iniciará testes de estágio final no fim deste ano, visando aprovação em 2025.
Fonte: Yomiuri