A Toyota Motor disse no sábado (11) que está conduzindo testes de um veículo movido a hidrogênio na Austrália, tornando esse o primeiro ensaio do tipo da montadora japonesa do carro ecologicamente correto em vias públicas em direção ao seu uso comercial.
No teste que começou em outubro e segue até janeiro do ano que vem, uma van especialmente modificada da série HiAce da Toyota está sendo usada por empresas de construção e segurança locais para confirmar a operabilidade e durabilidade do veículo nas ruas nos subúrbios de Melbourne.
A ação ocorreu quando a Toyota busca popularizar o hidrogênio como alternativa mais limpa a combustíveis fósseis. Ela colocou um veículo movido a hidrogênio em uma corrida de resistência de 24 horas na central do Japão em maio, tornando esse automóvel o primeiro do tipo no mundo a participar de uma corrida oficial.
O teste do veículo HiAce que funcionará com hidrogênio gasoso na Austrália é destinado a “aprimorar a tecnologia de motor de hidrogênio refinada através de esportes automotivos ainda mais em direção à aplicação prática”, disse a Toyota em um comunicado de imprensa.
Veículos movidos à célula de hidrogênio que já estão em uso comercial são abastecidos por motores elétricos, enquanto motores a hidrogênio são vistos como uma vantagem, visto que eles têm muitas partes em comum com carros movidos a gasolina.
A Austrália é um país abundante de hidrogênio e também é ativa no uso da fonte de energia.
Fonte: Japan Today