A montadora de veículos elétricos chinesa BYD (Build Your Dreams) ultrapassou a Nissan Motor em volume de vendas mensais globais no mês de outubro. Essa é a primeira vez que a BYD ofusca a Nissan em vendas mensais.
As vendas da BYD cresceram 39% ante o ano anterior totalizando 301.833 unidades, ultrapassando os 5% de ganhos da Nissan com 279.102 veículos.
Enquanto a China conte por cerca de 30% das vendas globais da Nissan, o volume de vendas da montadora japonesa no país em outubro não alcançou números de anos anteriores.
A Nissan lançou os elétricos Ariya e Sylphy no mercado chinês, mas a competição com fabricantes locais levou a companhia japonesa a ter um desempenho abaixo do esperado.
Em contraste, o Seagull da BYD, que tem uma faixa de preços mais baixa, foi o segundo veículo elétrico (VE) mais vendido no mundo em outubro atrás do Model Y da Tesla, de acordo com a empresa de pesquisa MarkLines.
A competição de custos é uma arma poderosa no arsenal da BYD. Baterias, motores e outros componentes fundamentais para veículos elétricos (VEs) são de fabricação nacional, o que reduz os gastos e acelera o desenvolvimento.
A companhia chinesa está embarcando em uma expansão mundial, estabilizando uma base no Sudeste Asiático onde automóveis japoneses desfrutam de altas participações no mercado.
“As vendas do veículo elétrico compacto Dolphin foram fortes na Tailândia e Brasil”, disse um representante da subsidiária japonesa da BYD ao site Asia Nikkei.
A BYD está determinada a expandir sua base no Japão também, onde montadora nacionais comandam uma participação de mercado de 80%.
A companhia chinesa começou a vender um SUV (veículo esportivo utilitário) todo elétrico no Japão em janeiro deste ano e planeja formar uma rede de 100 concessionárias no arquipélago.
Fonte: Asia Nikkei