O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida está se organizando para um encontro com o presidente israelense Isaac Herzog na sexta-feira (1º) nos bastidores de uma conferência das Nações Unidas sobre mudança climática em meio à guerra da nação no Oriente Médio com o Hamas, disseram fontes do governo.
Se realizado, seria a primeira vez que o primeiro-ministro japonês conversará com um líder político israelense desde quando Israel foi atacado pelo grupo militante palestino em 7 de outubro, causando um conflito de ampla escala, disseram fontes na quarta-feira (29).
É improvável que Kishida visite Israel durante sua viagem ao Oriente Médio, onde ele participará de uma reunião de nível de cúpula da 28ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP28, nos Emirados Árabes Unidos.
Em suas conversas previstas, é esperado que Kishida peça a Herzog que trabalhe para abrandar tensões em torno da Faixa de Gaza, dominada pelo Hamas, demonstrando o desejo do Japão de que a situação no Oriente Médio melhore.
O Japão, que é pobre em recursos naturais, busca tradicionalmente uma “diplomacia balanceada” entre Israel e nações muçulmanas no Oriente Médio, visto que ele é altamente dependente de petróleo bruto da região.
O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que Kishida partirá do Japão com destino a Dubai nesta quinta-feira (30) para participar da conferência das Nações Unidas, a qual será realizada por 2 dias, até sábado (2).
Fonte: Japan Today