Principais autoridades ucranianas manifestaram gratidão ao Japão pela prontidão do país em fornecer auxílio adicional no valor de US$4,5 bilhões para a recuperação e reconstrução da Ucrânia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky publicou sua mensagem de agradecimento na mídia social na quinta-feira (7).
I am grateful to Japan and Prime Minister @Kishida230 for the decision to provide an additional $1 billion in assistance to Ukraine as well as their readiness to further increase the total to $4.5 billion. This is significant support for the recovery of Ukraine and our economy.…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 7, 2023
Isso ocorre após o primeiro-ministro Fumio Kishida ter anunciado a assistência durante a cúpula online do G7 na quarta-feira (6).
Zelensky escreveu que o auxílio adicional será importante para reconstruir a Ucrânia e sua economia.
Uma mensagem em vídeo do primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, foi exibida quando o embaixador do país no Japão, Sergiy Korsunsky, se encontrou com repórteres em Tóquio na quinta-feira.
Shmyhal disse que a relação de cooperação entre a Ucrânia e Japão alcançou um nível especial, “oferecendo novos horizontes para mais desenvolvimento de cooperação mutuamente benéfico e amizade”.
O embaixador Korsusnky disse aos repórteres que é extremamente importante que a comunidade internacional, especialmente o Japão, esteja liderando esforços para dar suporte à infraestrutura de energia da Ucrânia, quando ela enfrenta um outro “inverno difícil”.
Fonte: NHK