A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a ocorrência de um terremoto de magnitude 5,7 às 16h06 de segunda-feira (1.º), com intensidade máxima de 5+, na província de Ishikawa, a uma profundidade rasa, de 10km.
No entanto, logo em seguida, ocorreram outros terremotos, e o último às 16h24, foi forte, de magnitude 7,6, com intensidade máxima de 7, com epicentro em Noto. Foram sentidos abalos fortes em ampla área.
Em seguida a AMJ anunciou atenção para a ocorrência de tsunami em consequência desse terremoto relativamente forte. A previsão é de tsunami de até 3 metros de altura em Sado e região Noto da província de Ishikawa, parte das costas de Toyama, Ishikawa e Niigata.
Há previsão de tsunami de até 1 metro na costa das províncias de Fukui, Yamaguchi, Hyogo, Aomori, Quioto, Yamagata, Hokkaido, Akita, Tottori e Izumo (Shimane).
Há locais onde o tsunami de até 5 metros já possa ter chegado e nos demais lugares a previsão é entre 16h20 e 18h. Por isso, a AMJ pede que se afaste da beira dos rios e da costa marítima sem falta para se proteger. Quem mora perto da costa deve procurar um local elevado.
Fontes: AMJ, NHK e FNN