A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen publicou uma mensagem online após o forte terremoto que abalou a província de Ishikawa na segunda-feira (1º).
Em sua mensagem publicada pouco horas após o tremor, Tsai escreveu em japonês que ela ora pela segurança das pessoas nas áreas afetadas e espera que suas vidas voltem ao normal o mais rápido possível.
Tsai disse que instruiu o Ministério de Relações Exteriores a informar o Japão que Taiwan está pronta para enviar qualquer assistência necessária.
O vice-presidente Lai Ching-te também publicou uma mensagem online que Taiwan está pronta para fornecer ajuda máxima e cooperação.
O líder do maior partido da oposição, o Kuomintang, Eric Chu, também publicou uma mensagem na mídia social, dizendo que o coração da população taiwanesa está com as pessoas no Japão.
A Casa Branca disse na segunda-feira (1º) que o presidente dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, foram informados pela sua equipe de segurança nacional sobre o terremoto no Japão.
Posteriormente, Biden emitiu uma declaração, a qual diz que ele e sua esposa estão orando pelas pessoas no Japão que foram impactadas pelo terrível terremoto. Ele também afirmou que seu país está pronto para fornecer qualquer assistência necessária para a população no Japão.
O presidente acrescentou que os EUA e o Japão, como aliados, compartilham uma relação profunda de amizade que une o povo das duas nações.
Ele disse que os pensamentos das pessoas nos EUA estão com as do Japão durante esse momento difícil.
Fonte: NHK