Refeição livre é o termo para designar uma refeição na qual, dentro do plano alimentar meticulosamente planejado e calculado, permitimos ao paciente desfrutar da opção de consumir o alimento que ele mais sente falta ou tem apreço/apego em uma pequena ou grande refeição a cada 7 – 10 dias. Logo imagine que é possível emagrecer comendo pizza, strognoffe, sushi, bolo, pastel, e outros alimentos que gosta?
A aplicação geralmente tem como intuito evitar a privação ou a conhecida “abstinência” alimentar do paciente, porém sem afetar o dia todo do mesmo; quando se realiza dessa forma inadequada, esse dia inteiro com alimentos livres passa a ser chamado de “dia do lixo”, que não é recomendado, pois gerará excesso calórico, inflamação desenfreada e gatilhos metabólicos de desaceleramento para perda de peso e gordura corporal.
O efeito benéfico emocional da refeição livre traz menores chances para a desistência ao projeto de emagrecimento, assim como metabolicamente ajudará que se evite uma adaptação do organismo, trazendo o temido “efeito platô”, que é o estacionamento da perda de peso.
Para além disso, a refeição livre ajuda a aumentar o hormônio que controla o apetite, chamado de leptina, contribuindo para acelerar o metabolismo, controlar o peso e equilibrar os níveis de gordura corporal.
Um exemplo de um dia com a refeição livre para entendimento:
– Café da manhã: 2 ovos, 1 pão francês, café com leite semidesnatado e 1 fatia de mamão
– Lanche da manhã e tarde: fruta com iogurte natural e granola
– Almoço: Lasanha, salada e suco de fruta natural
– Jantar: filé de frango, salada, arroz e sobremesa: fruta
É fundamental ressaltar a importância do acompanhamento nutricional. Um profissional especializado poderá avaliar suas necessidades individuais, considerando seu estado de saúde, histórico médico e metas pessoais.
O acompanhamento nutricional personalizado garantirá um plano alimentar adequado, promovendo uma alimentação balanceada e saudável. Lembre-se de que a moderação no consumo de açúcar, produtos industrializados e ultraprocessados são essenciais, mas são possíveis de serem inclusos em uma dieta equilibrada. Uma abordagem nutricional completa e personalizada é o caminho para alcançar uma vida saudável e equilibrada. Consulte sempre um nutricionista!
Nutricionista Silvia Tsutsumi
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.