Autoridades da saúde nos EUA disseram que uma pessoa no estado do Texas testou positivo para gripe aviária após ser exposta a gado que pode ter sido infectado.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse na segunda-feira (1º) que a pessoa contraiu a cepa altamente patogênica H5N1 do vírus da influenza aviária.
O CDC relata que o único sintoma da pessoa são olhos avermelhados e diz que ela está sendo medicada e se recuperando, além de ser exigido isolamento.
O vírus da influenza aviária foi detectado em vacas leiteiras no Texas e Kansas no fim de março. A pessoa infectada teria tido contato com gado.
Dizem que esse é o segundo caso confirmado de infecção humana com a cepa H5N1 nos EUA. A primeira foi em 2022.
O CDC diz que está mantendo sua avaliação de que o risco à saúde em decorrência dessa cepa do vírus é baixo para o público em geral.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que houve 887 casos de infecção humana com o vírus da influenza aviária H5N1 entre 2003 e o fim de fevereiro deste ano e que 462 dessas ocorrências foram fatais.
Segundo a OMS, a maioria das infecções foi reportada na Ásia e na África. O Ministério da Saúde do Japão diz que não houve casos confirmados no país.
Fonte: NHK