Mais de 100 hotéis no Japão se tornaram vítimas de fraudes por email que tentam roubar informações de cartão de crédito usando reservas de acomodação no site Booking.com, de acordo com um cálculo da divulgado pelo site Mainichi no sábado (13).
Alguns dos hotéis disseram que seus clientes perderam dinheiro após os golpistas terem roubado seus detalhes de cartão de crédito.
A Agência de Turismo do Japão instruiu a Booking.com Japan K.K., a unidade japonesa da grande operadora de site de reservas de acomodação, a conduzir uma investigação.
A Booking.com Japan se negou a comentar sobre os danos financeiros.
Os golpes por pishing ocorrem enquanto casos similares são reportados no mundo, e o Japão registra um retorno aos níveis do turismo em auge após restrições da covid-19 terem sido suspensas.
Com a ajuda da empresa de cibersegurança anônima Piyokango, a pesquisa descobriu que desde 26 de março, cerca de 118 acomodações em pelo menos 21 províncias foram afetadas desde junho do ano passado.
Golpistas enviam emails a hotéis no Japão para acessar seus sistemas de gestão na Booking.com. A mensagem contém um link, o qual infecta um computador uma vez que é clicado.
Os hackers então roubam as credenciais da Booking para enviar solicitações fraudulentas de pagamentos a clientes com reservas, dizendo a eles que suas estadas serão canceladas sem pagamento com antecedência.
Os clientes são então direcionados a inserirem seus detalhes de cartão de crédito para um site falso.
Casos similares de golpes foram confirmados pela primeira vez na Europa em 2022, com incidentes se espalhando em hotéis nos EUA, Ásia e Oceania.
A Booking disse em dezembro passado que não pede a clientes que forneçam detalhes de cartão de crédito via chat ou email.
Fonte: Mainichi