Com essa onda de calor, como no verão, é preciso tomar cuidado com a insolação, especialmente em relação às crianças e aos idosos.
Na terça-feira (11) foram observadas temperaturas iguais ou superiores a 30ºC em 171 pontos de observação da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Só para ter uma ideia do quão calor fez, foram registradas temperaturas de 33ºC em Kiryu (Gunma), 32ºC em Hita (Oita), cidade de Quioto e Fukui; 31ºC em Nagoia e 30ºC em Osaka.
Mais calor na quarta-feira
Mas, na quarta-feira (12), a tendência é da temperatura subir ainda mais. Se em Hita foi de 32ºC a expectativa é de que a máxima chegue a 34ºC. Em outras cidades como Maebashi (Gunma), Nagano, Kofu (Yamanashi) e Matsue (Shimane), a previsão é de máxima de 31ºC. Na cidade turística de Quioto deverá chegar a 32ºC.
A previsão é de que esta onda de calor se estenda até a próxima semana, terça-feira (18).
A recomendação é não aguentar o calor só porque ainda é junho. É necessário tomar todas as medidas possíveis para evitar a insolação, como usar o ar condicionado de forma adequada, tanto em casa quanto no carro, e tomar água. As temperaturas continuarão acima do normal em todo o país.
Fontes: ANN e Tenki