
O asteroide, chamado ‘2024 YR4’, foi identificado em 27 de dezembro do ano passado (ilustrativa/banco de imagens)
A Agência Espacial Europeia anunciou que um asteroide recém-descoberto tem uma chance de 2,2% de atingir a Terra em 2032.
O asteroide, chamado ‘2024 YR4’, foi identificado em 27 de dezembro do ano passado e tem um diâmetro estimado entre 40 a 90 metros.
Astrônomos estão realizando observações de acompanhamento e preveem que a possível colisão ocorra em 22 de dezembro de 2032.
Artigos relacionados
A ESA acompanha mais de 1,7 mil asteroides que podem se aproximar do nosso planeta, e o 2024 YR4 está atualmente no topo da lista de riscos.
A agência afirma que um asteroide desse tamanho impacta a Terra, em média, a cada poucos milhares de anos e poderia causar danos severos a uma região local.
A ESA destaca a importância de observações a longo prazo para entender as trajetórias dos asteroides e, em muitos casos, eliminar qualquer possibilidade de impacto.
Diversos países estão estudando medidas de defesa contra possíveis colisões asteroides. Em 2022, a NASA realizou um teste, no qual usou uma espaçonave para atingir um asteroide e alterar sua órbita.
Fonte: NHK







