Tensão com incêndios florestais em Okayama e Ehime, com evacuação de moradores

Na tarde de domingo começaram dois incêndios florestais e a tensão tomou conta das pessoas que moram nas imediações, pois tiveram que deixar suas casas.

alfainter
tensão

Incêndio florestal de Imabari, em Ehime (NHK)

Dois incêndios florestais no domingo (23) causam tensão para os moradores das imediações, nas províncias de Okayama e Ehime.

Publicidade

O de Imabari (Ehime) começou pouco antes das 16h e continuou se alastrando na noite de domingo. A prefeitura emitiu ordens de evacuação para todas as famílias de Nagasawa e pediu que buscassem locais seguros. A cidade vizinha de Saijo também ordenou que os residentes de Kusunoki e Rokkenya deixassem suas casas por motivos de segurança.

Só na cidade de Imabari, 219 famílias foram desalojadas e estão nos abrigos providenciados pela prefeitura, em clima de tensão e apreensão. 

Até a noite de domingo, a informação sobre a área queimada é de pelo menos 25 hectares. Um bombeiro ficou ferido durante o trabalho de extinção do incêndio.

A prefeitura de Imabari solicitou a cooperação das Forças de Autodefesa e de outras três províncias de Shikoku para os esforços de combate ao incêndio florestal a partir da manhã de segunda-feira (24).

Okayama também em tensão com o incêndio florestal

Floresta na cidade de Okayama em chamas (FNN)

Por volta das 15h de domingo começou um incêndio florestal em Minami-ku, na cidade de Okayama (província homônima). 

Grandes quantidades de fumaça subiram sobre uma ampla área da floresta. Carros de bombeiros e helicópteros estão sendo mobilizados para extinguir o incêndio florestal, mas os ventos fortes estão fazendo com que o fogo continue a se espalhar.

Placas de trânsito próximas indicam ventos de 8 metros por segundo, e o fogo está se espalhando para o leste. Há casas e escolas no sopé da montanha, e a polícia e os bombeiros estão em alerta.

A prefeitura deu ordem de evacuação para 403 famílias das imediações, todas de Minami-ku. A maioria das pessoas está alojada em uma escola ginasial, com tensão e medo.

Até as 22h de domingo 76 hectares foram incendiados e nessa área um depósito teve perda total, além de uma residência com perda parcial.

“Por causa da direção do vento, não há cheiro, mas podemos ver as chamas vermelhas e ouvir os sons crepitantes da queima. Pudemos ver helicópteros tentando apagar o fogo até a noite. Temos 7 cavalos no clube de equitação e estamos preocupados que a direção do vento mude e o fogo se aproxime”, disse o dono de um clube de equitação perto do local do incêndio, não escondendo a tensão.

Fontes: News Digest, NHK, OHK, FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trágico acidente com ônibus em Mie mata motorista e deixa 21 feridos

Publicado em 24 de março de 2025, em Acidentes

Um ônibus noturno que estava indo para a região Kanto sofreu um acidente que tirou a vida de um motorista e deixou 21 passageiros feridos, alguns com fraturas.

ônibus

Cabine destruída com o impacto do choque contra a árvore (Nagoya TV)

Um ônibus noturno da Seibu Tourist que trafegava na rodovia nacional 42, na cidade de Mihama (Mie), bateu contra um quebra-vento (árvores enfileiradas) na lateral da pista, por volta das 20h30 de sábado (22).

Publicidade

De acordo com a polícia, estavam a bordo 21 passageiros e 2 motoristas, sendo que um deles, 橋爪悟司, japonês, 57 anos, da cidade de Kawagoe (Saitama), foi socorrido, já inconsciente, e mais tarde foi confirmada a morte no hospital.

Nenhum dos 21 passageiros feridos – 10 homens e 11 mulheres – corre risco de vida, mas entre eles há vítimas com fraturas.  

A polícia informou que o ônibus cruzou a pista oposta, bateu contra as árvores e caiu em uma floresta, conforme as imagens registradas pelo vídeo automotivo. 

Vista aérea do acidente (Nagoya TV)

“De repente, sentimos como se estivéssemos despencando, com um estrondo, e então o ônibus chocou contra as árvores. Um dos passageiros estava chamando o motorista, mas ele não respondeu. Uma pessoa que parecia uma enfermeira deu instruções, e acho que todos conseguiram agir com calma”, relatou um dos passageiros para a Nagoya TV. 

Ele partiu por volta das 19h30 de Nachikatsuura (Wakayama) e estava seguindo viagem para a província de Saitama, com 2 motoristas, os quais se revezariam a cada duas horas.

A polícia está investigando a causa do acidente, pois não encontrou marcas de frenagem no asfalto. Ainda não se sabe a causa.

Fora da pista (Nagoya TV)

Fontes: Nagoya TV, Yomiuri, NHK e CBC TV/JNN

.
Apartamentos para alugar no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Fujiarte - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Casa Própria no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Empregos no Japão