
Possível rota do Wutip (AMJ)
A formação do primeiro tufão do ano foi anunciada pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 9h de quarta-feira (11), no Mar da China Meridional.
O primeiro tufão recebeu o nome de Wutip, proposto por Macau, o que significa borboleta ou butterfly em inglês. Fazia cerca de 6 meses que não se formava esse fenômeno, desde 23 de dezembro.
Esta é a primeira vez em 9 anos que um tufão se forma depois de adentrar ao mês de junho, o quinto mais tarde já registrado.
Artigos relacionados
Observando a trajetória prevista do primeiro tufão, que se formou com 994hPa, há uma grande possibilidade de que se mova lentamente para o norte e toque o sul da China, mas não deverá causar grandes danos.
Como o Wutip perde força rapidamente após chegar ao continente, é considerado improvável que chegue ao arquipélago japonês.
Mesmo que o tufão esteja longe, não se pode baixar a guarda. A partir de sexta-feira (13), espera-se que o ar quente e úmido se mova da área ao redor do Wutip, na costa sul da China, em direção à frente baiyu, à medida que se move pelo sistema de alta pressão do Pacífico.
Devido à influência desse ar úmido, espera-se que a atividade da frente baiyu se torne mais intensa no Japão.
Embora não seja um resultado direto do Wutip, há risco de chuvas mais fortes no Japão entre sexta-feira e domingo (15). Portanto, recomenda-se ficar atento às informações meteorológicas mais recentes.
Fontes: AMJ e WeatherNews







