Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Do Capão Redondo ao Japão: O humor que conquistou os brasileiros no Japão

O humorista Thiaguinho MilGrau, conhecido pelo seu humor inteligente e espontâneo, é o convidado especial do Portal Mie.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão

O Portal Mie recebe hoje um convidado especial que já conquistou o público brasileiro dentro e fora do Japão. Direto do Capão Redondo, em São Paulo, ele transformou a linguagem da quebrada em humor inteligente, espontâneo e reconhecido nas redes, alcançando milhões de pessoas com seus vídeos curtos e seu estilo único.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Esta é a segunda vez que ele retorna ao Japão — prova do carinho do público e da força que seu trabalho ganhou entre os brasileiros que vivem aqui no arquipélago.

E nesta entrevista exclusiva, vamos conhecer mais da trajetória, dos desafios e das histórias que transformaram um jovem da periferia em um dos nomes mais queridos entre os comediantes brasileiros. Com vocês, para o Portal Mie: Thiaguinho MilGrau.

01

Portal Mie: Você cresceu no Capão Redondo. Como essa origem moldou seu senso de humor e sua forma de criar conteúdo?
Thiaguinho: Crescer na quebrada tem seu encanto, é um laboratório por completo principalmente se você olhar para o lado cômico das coisas. Na escola pública então era material infinito. Aconteciam tantas situações absurdas que hoje é só pegar essas lembranças, deixar ainda mais exageradas e ligar a câmera.

Portal Mie: Quando decidiu que queria fazer as pessoas rirem como profissão? Foi um momento-chave ou um processo natural?
Thiaguinho: Já tem uns 8 anos que mergulhei no mundo da comédia: consumindo stand-up, indo a Comedy Clubs, virando amigo dos comediantes, até que um dia de tanto fazer piada nos bastidores começaram a falar: “Thiaguinho, vem para a comédia, vem para a internet!” Eu? Morrendo de medo de palco. Aí me disseram para fazer comédia no futebol. Fiz um empréstimo para trocar o celular e comecei gravar conteúdo. E assim estou aqui.

Portal Mie: Seu conteúdo mistura futebol e comédia. De onde veio essa conexão? O futebol foi sua primeira paixão?
Thiaguinho: Paixão? Eu sou horrível no futebol. (risos). Mas justamente isso já deixa tudo mais engraçado. O Diego Freestyle me chamou para participar do canal Ginga Street e o vídeo bombou. A partir dali, fui criando conexão com outros youtubers do futebol também.

20

Portal Mie: Como foi a transição dos vídeos curtos para apresentações ao vivo e turnês, inclusive no Japão? Quais desafios você encontrou?
Thiaguinho: Eu vivia nos bastidores dos shows de comédia, passando textos com os amigos e ajudando com as piadas também e sempre ouvindo: “mano, você é engraçado, deveria testar no palco”. Até que um dia eu fui. E descobri que é a coisa mais legal do mundo! Estar no Japão trazendo a energia do Brasil é surreal. O maior desafio? Ser engraçado até no fim do mês, quando os boletos batem na porta. (risos)

Portal Mie: Conte uma situação engraçada ou uma gafe que você viveu com a cultura japonesa.
Thiaguinho: Um dia, no mercado, vi uma japonesa no caixa segurando aquele queijo redondinho. Peguei meu tradutor e mandei: “Você gosta de queijo?” Ele repetiu em japonês. Ela olhou para mim e respondeu: “Eu sou mineira, uai.” Quase caí para trás. (risos)

Portal Mie: O que mais te surpreendeu ao se apresentar para o público no Japão? Alguma diferença cultural te marcou?
Thiaguinho: Fiquei muito surpreso — positivamente! Quando acaba o show, o pessoal vem feliz, animado, emocionado, dizendo o quanto é bom ouvir histórias do Brasil. Isso é demais!!

29 11 2025 Thiaguinho Mil Grau Magazine 6

Portal Mie: Quais influências, comediantes, artistas ou referências da quebrada ajudaram a formar seu estilo?
Thiaguinho: A quebrada me formou: as ruas, a escola, os causos. Mas falando de comediante, o Murilo Couto me inspira demais. É claro: na quebrada estão os caras mais engraçados do mundo. Um salve pro mano Edinhoooo. (risos)

Portal Mie: Você fala muito sobre a quebrada nos seus vídeos. O que você quer que as pessoas entendam sobre o lugar de onde veio?
Thiaguinho: Outro dia uma telha lá de casa voou para o vizinho. Depois que resolvemos, percebi que era engraçado demais. Quero que entendam que a quebrada tem suas dificuldades, claro, como qualquer lugar, mas também tem muita história boa. Divirtam-se mesmo que tenham roubado seu celular. (risos)

Portal Mie: Conte uma situação difícil que você transformou em humor. Como converte vivências pesadas em piadas?
Thiaguinho: Eu tive um problema nas cartilagens dos braços: eles deslocavam da clavícula. Uma dor absurda. Depois de anos, fiz duas cirurgias que colocaram tudo no lugar. Dias difíceis… que hoje viraram piada. “Comédia = Tragédia + Tempo.” (Steve Allen)

29 11 2025 Thiaguinho Mil Grau Magazine 10

Portal Mie: Quais projetos você tem para os próximos anos? Alguma expansão da carreira?
Thiaguinho: O plano é: ficar engraçado logo. (risos). Rodar o Brasil e o mundo com meu show solo. E, no canal de futebol, quero investir em vídeos longos, conectando mais com a galera.

Portal Mie: Que conselho você daria para jovens do Capão ou de qualquer periferia que sonham com comédia e criação de conteúdo?
Thiaguinho: O clássico: não desistir nunca! Respeitar o pai e a mãe. E aprender a viver com pouco.

29 11 2025 Thiaguinho Mil Grau Magazine 11

Agradecimentos
À Kety Akamine (Rancho Ekmn), ao Romulo Caneda e à Luna Nishizaka (TV Yoru), à Cecília (Aerotour Travel) e ao Markinho Nagoya — que me apoiaram desde quando eu ainda estava no Brasil. Gratidão demais! Aos meus amigos Ratinho RT e Fabinho All In Motors, que abriram as portas… e a geladeira da casa deles. Amo vocês! À EskemanGroup, que me levou para conhecer a China!

Ao Luiz França, o maluco que me apresentou esse sonho chamado Japão. Ao meu pai e à minha mãe, que me dão vontade de vencer — e finalmente pararam de mandar eu lavar o quintal. Amo vocês! (risos). Ao meu primo Danilo, que pagou o IPVA da Titanzinha 125 e mais 19 contas de celular. Ao japonês da imigração, que me liberou depois de duas horas de entrevista.

E a vocês, equipe Portal Mie, pela oportunidade de contar um pouco da minha história. Clayton Moraes, tamo junto! Bora dar um rolê na nossa quebrada em breve: Zona Sul de SP!

Contato com Thiaguinho
Instagram: othiaguinhomilgrau

+ lidas agora

>>

Konishi Sangyo - Empregos no Japão

Vamos Comentar?

logo