
A fabricante do aspirador robô Roomba, a iRobot, anunciou pedido de proteção contra falência (imagem ilustrativa/PM)
A fabricante norte-americana do aspirador robô Roomba, que enfrenta dificuldades, entrou com pedido de proteção contra falência. A intensa concorrência no setor de eletrodomésticos inteligentes teve um impacto significativo nas finanças da empresa.
A iRobot, com sede em Massachusetts, anunciou no domingo (14) que iniciou um processo de Capítulo 11 em um tribunal dos EUA.
A empresa afirma que será adquirida por sua principal fabricante contratada, localizada na China. O novo proprietário será responsável por sanear seu balanço financeiro.
Artigos relacionados
Aquisição e negócio frustrado com a Amazon
Em 2022, a iRobot havia concordado em se tornar uma empresa do grupo Amazon. Isso fazia parte dos esforços da gigante do comércio eletrônico para expandir suas operações de eletrodomésticos.
No entanto, o acordo foi desfeito em janeiro do ano passado em meio à incerteza sobre a aprovação dos reguladores.
As negociações com outros potenciais compradores não progrediram. A fabricante de eletrodomésticos robóticos anunciou em outubro que o último candidato havia desistido.
A história de sucesso do Roomba
A iRobot originalmente fabricava robôs para remoção de minas e outros propósitos. Ela lançou o aspirador Roomba em 2002, e o produto se tornou um grande sucesso em vários países, incluindo o Japão.
Fonte: NHK







