
Japão: Turistas contratam babás para explorar com liberdade (imagem ilustrativa/PM)
O serviço de babá (babysitting) para turistas estrangeiros está em alta no Japão, impulsionado pela crescente demanda por cuidados infantis em idiomas estrangeiros que permite às famílias explorar o país com mais liberdade.
Em vez de perder experiências imperdíveis, as famílias estão cada vez mais optando por deixar seus filhos com babás treinadas e que falam inglês , liberando os pais para passear por museus ou simplesmente ter uma noite tranquila.
As crianças, por sua vez, vivem suas próprias aventuras: fazendo artesanato, visitando creches ou até mesmo praticando respiração calma em um templo zen.
Artigos relacionados
Uma experiência prática em Tóquio
No final de novembro, Kelvin Young, da Califórnia, nos EUA, experimentou o serviço durante uma viagem em família a Tóquio.
Ele e sua esposa reservaram uma babá através da Synk, uma empresa sediada em Kamakura (Kanagawa), e deixaram suas duas filhas, de cinco e dois anos, no hotel por quatro horas.
O casal desfrutou de uma refeição de sushi de alta qualidade nesse período, enquanto as filhas aprenderam a fazer artesanato, que exibiram na manhã seguinte.
Empresas e serviços
A Synk, fundada em abril, já atendeu a mais de 50 solicitações de turistas estrangeiros.
A empresa emprega nove profissionais de cuidados infantis com certificação nacional que falam inglês, além de uma enfermeira, e os preços começam em ¥54 mil (US$345) por três horas.
Além dos cuidados baseados em hotéis, a Synk organiza passeios como caminhadas leves na natureza, sessões de brincadeiras, visitas a templos e atividades culturais interativas.
“Ao proporcionar às crianças experiências especializadas, queremos que os pais desfrutem do seu tempo sem hesitação”, disse a presidente da empresa, Saya Sugahara, conforme relatado pelo site ST.
Outras empresas também estão se movimentando para atender à demanda
A Poppins, uma provedora de cuidados infantis de Tóquio, intensificou o recrutamento de babás que podem se comunicar em inglês ou outros idiomas.
O Nagoia Marriott Associa Hotel começou a oferecer um sistema de reserva online para que hóspedes estrangeiros possam garantir uma babá antes da chegada.
O Japão recebeu cerca de 36,8 milhões de visitantes estrangeiros em 2024, de acordo com dados do governo, e aproximadamente 690 mil deles eram crianças com quatro anos ou menos.
Fonte: VN Express







