Cerca de 150 pessoas estão desaparecidas e várias foram dadas como mortas após o naufrágio de um navio de guerra iraniano na quarta-feira (4) ao largo da costa do Sri Lanka. Tripulantes relataram uma explosão antes do incidente, segundo oficiais.
A Marinha do Sri Lanka conseguiu resgatar 32 marinheiros do navio IRIS Dena, mas as esperanças de encontrar os outros 148 tripulantes diminuem a cada hora, conforme informaram o Ministro das Relações Exteriores da ilha e oficiais de defesa.
A causa da suposta explosão que envolveu a fragata ainda não foi esclarecida. O navio estava em viagem após, supostamente, ter participado de um exercício militar no porto de Viskhapatnam, no leste da Índia.
Tensões regionais e a operação de resgate
Esse naufrágio ocorre em um momento de escalada de conflitos no Oriente Médio, após Israel e os Estados Unidos lançarem ataques contra o Irã.
O ministro das Relações Exteriores do Sri Lanka, Vijitha Herath, informou ao parlamento que os 32 iranianos resgatados foram levados às pressas para o principal hospital na região sul da ilha. Duas embarcações da marinha e um avião foram mobilizados para a busca por sobreviventes.
A fragata emitiu um pedido de socorro ao amanhecer de quarta-feira. Em menos de uma hora, uma embarcação de resgate chegou à área, localizada a cerca de 40Km ao sul do porto de Galle (Sri Lanka).
Mistério sobre o ataque e a neutralidade do Sri Lanka
No entanto, quando os barcos de resgate da marinha se aproximaram, o navio já havia afundado completamente, restando apenas uma mancha de óleo na superfície.
Um legislador da oposição questionou no parlamento se a embarcação havia sido bombardeada como parte dos ataques em curso dos EUA e Israel contra o Irã, mas não houve resposta imediata do governo.
O porta-voz da Marinha do Sri Lanka, Buddhika Sampath, afirmou que a operação de resgate está em conformidade com as obrigações marítimas do Sri Lanka. Ele também confirmou: “Encontramos alguns corpos na área onde o navio afundou”.
O Sri Lanka tem mantido uma postura neutra e apelado reiteradamente ao diálogo para resolver o conflito no Oriente Médio.
Mais de um milhão de cidadãos do Sri Lanka estão empregados na região do Oriente Médio, sendo uma fonte crucial de divisas para o país, que se recupera de sua pior crise econômica em 2022.
Navio iraniano foi afundado por submarino dos EUA
Um submarino de ataque rápido da Marinha dos EUA afundou, na terça-feira (3), um navio de guerra iraniano no Oceano Índico utilizando um único torpedo, informou o Secretário de Defesa, Pete Hegseth, a repórteres na quarta-feira (4), afirmando que esta foi a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um submarino americano afundou uma embarcação inimiga.
A embarcação, identificada pelo Sri Lanka como o IRIS Dena, estava operando na região após participar de um exercício de treinamento multinacional organizado pela Marinha Indiana em fevereiro, do qual participaram 74 nações, incluindo os EUA, de acordo com o Comando do Indo-Pacífico dos EUA.
Um vídeo do que o Pentágono afirmou ter sido filmado pelo periscópio do submarino americano foi exibido durante a coletiva de Hegseth.
Fonte: CNA, ABC N.



