Embora as infecções por covid-19 tenham diminuído significativamente desde que o Japão reclassificou a doença para a mesma categoria da gripe sazonal há quase três anos, idosos e pessoas com condições de saúde subjacentes ainda são orientados a manter a cautela contra o risco de contrair o vírus durante o atual período de feriado da Golden Week.
O Instituto Japonês de Segurança em Saúde (JIHS) continua monitorando os casos de covid-19 em cerca de 3 mil instituições médicas em todo o país.
Na semana encerrada em 19 de abril, o número de casos por instituição foi de 0,68, menos da metade dos 1,77 registrados um ano antes. O número era de 3,64 dois anos atrás, quando a pesquisa abrangia cerca de 5 mil instituições médicas.
“Muitas pessoas adquiriram imunidade por meio de vacinações e infecções”, afirmou Tomoya Saito, chefe do departamento de gestão de risco de doenças infecciosas do JIHS, acrescentando que o número de pessoas realizando testes de covid-19 também pode ter diminuído.
Monitoramento e novas variantes
Embora a imunidade diminua com o tempo, um certo nível de proteção contra sintomas graves permanece. “Não precisamos mais temer o coronavírus excessivamente”, disse Saito.
A pandemia expandiu-se anteriormente através do surgimento de novas variantes.
Recentemente, uma nova cepa chamada BA3.2 começou a se espalhar no exterior e também foi detectada no Japão. Em dezembro passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a designou como uma cepa sob monitoramento.
A nova cepa não é considerada altamente contagiosa nem muito diferente das anteriores. No entanto, Saito alertou que a pandemia “não terminou necessariamente”. Ele destacou que idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes ainda correm alto risco de desenvolver sintomas graves.
Para este grupo, as recomendações de prevenção incluem:
- Evitar aglomerações;
- Adotar medidas de prevenção de infecção;
- Uso de máscaras em locais de risco.
Fonte: JT



