Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 27°C 21°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 161.812
Sociedade

Polícia não reconhece novo cartão de residência e prende estrangeiro por engano

Um nepalês foi preso por engano pela polícia de Shibuya, em Tóquio, que não reconheceu o novo modelo do cartão de residência, liberando-o uma hora depois.

NP

Notícias Portal Mie

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Estrangeiro é preso por engano em Shibuya após mudança no cartão de residência
Estrangeiro é preso por engano em Shibuya após mudança no cartão de residência (imagem ilustrativa-PM/IA)

A Polícia Metropolitana de Tóquio anunciou na quinta-feira (25) que a delegacia de Shibuya realizou a prisão indevida de um homem de nacionalidade nepalesa, na faixa dos 20 anos, sob a suspeita de violação da Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados, por suposta posse de cartão de residência falsificado.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

Segundo as autoridades, os policiais não estavam cientes de que o design do cartão de residência havia sido renovado no dia 14 de junho o que os levou a acreditar erroneamente que o documento apresentado era falso.

O homem foi liberado cerca de uma hora após a detenção, acompanhado de um pedido de desculpas formal.

Falha na verificação em Shibuya

De acordo com a Divisão de Assuntos Gerais Criminais, o incidente ocorreu por volta das 10h do dia 25, quando dois policiais abordaram o homem na praça Hachiko, na estação JR Shibuya.

Ao apresentar seu cartão de residência, que já estava no novo formato, o homem foi detido em flagrante por todos os agentes presentes, incluindo dois que chegaram como reforço.

A Polícia Metropolitana informou que havia notificado previamente todas as delegacias sobre a mudança no formato do cartão de residência e que está investigando detalhadamente como o procedimento foi conduzido dentro da delegacia de Shibuya.

Recomendadas para você

O chefe da Divisão de Assuntos Gerais Criminais, Naotaka Hayakawa, declarou: “Lamentamos profundamente o ocorrido e pedimos desculpas sinceras ao homem. Instruiremos rigorosamente nossos agentes para evitar que casos semelhantes voltem a acontecer”.

Status continua visível, mas outros dados saem do cartão

O novo cartão de residência deixa de exibir impressos dados como o período de permanência, o tipo de permissão, a data da permissão e a data de emissão. No entanto, o status de residência e a data de expiração do período autorizado continuam aparecendo na face do cartão.

A própria Imigração informa que os dados não impressos poderão ser verificados pelo aplicativo oficial de leitura do cartão de residência, mediante leitura do chip IC.

Fonte: JJ, Agência de Serviços da Imigração

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia

JOBS ONLINE

Cadastro online e oportunidades atualizadas.

Novas oportunidades Acesso rápido
Conferir vagas agora