Um grave acidente de trânsito envolvendo um ônibus escolar e outros cinco veículos deixou 12 pessoas feridas no início da noite de quinta-feira (25), na cidade de Kawachinagano (Osaka). O veículo transportava estudantes de uma tradicional instituição de ensino local quando invadiu a pista contrária, desencadeando um engavetamento.
O momento do impacto
O acidente aconteceu por volta das 18h20 em um cruzamento de uma rodovia nacional. Segundo informações da polícia, o ônibus da Seikyo Gakuen — uma escola particular que atende turmas do primário e ginásio — avançou repentinamente em direção à contramão.
O ônibus atingiu em cheio um carro de passeio e uma moto que estavam parados na pista oposta, aguardando a oportunidade para virar à direita. O impacto inicial gerou uma reação em cadeia, terminando em um engavetamento que envolveu, ao todo, 6 veículos.
Socorro e mobilização
No momento da batida, 15 estudantes estavam a bordo do ônibus. Equipes de resgate foram mobilizadas rapidamente para atender as vítimas. Doze pessoas precisaram ser levadas a hospitais da região, incluindo dez alunos (de ambos os sexos, com idades entre 13 e 16 anos), o piloto da moto, de 28 anos, e a condutora do carro de passeio, de 45 anos. Apesar do susto e dos ferimentos, os bombeiros confirmaram que todos os hospitalizados estavam conscientes.
Motorista preso em flagrante
O motorista do ônibus escolar, um japonês de 67 anos, foi preso ainda no local do acidente. Ele é investigado sob a suspeita de condução negligente resultando em lesões corporais.
Ao ser interrogado pela polícia, o suspeito admitiu a responsabilidade pelo ocorrido e confirmou ter causado o engavetamento. No entanto, alegou que não sabe explicar o motivo que o levou a perder o controle e invadir a faixa contrária.
A polícia de Osaka abriu um inquérito e segue investigando os detalhes, bem como as condições mecânicas e de saúde do motorista, para esclarecer a dinâmica exata do acidente.
Fontes: NHK e JNN 


