Evoluções das tecnologias de realidade virtual e aumentada para o futuro

As revolucionárias tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) eram um sonho há poucos anos. Veja projetos que podem estar em suas mãos ainda este ano.

Desde o começo real das tecnologias de VR e AR (Realidade Virtual e Realidade Aumentada) em 2016, podemos observar que as estratégias de vendas das grandes empresas do ramo e a visão sobre o crescimento destas tecnologias começou a mudar.

Publicidade

Novas especulações dizem que, em 2021, o principal do mercado de VR e AR seria voltado para mobile e atingirá $108 bilhões. E, dentro desse número, espera-se que $83 bilhões seja gerado pela AR e $25 pela VR.

Os problemas do AR

Após o sucesso do Pokémon GO, o CEO da Apple Tim Cook falou: “Estamos apaixonados pelo AR e, a longo prazo, desejamos continuar os investimentos no mercado AR. O AR esconde a possibilidade de se tornar um grande mercado”. Grandes empresários como Mark Zuckerberg do Facebook e Satya Nandella da Microsoft admitem que o primeiro vencedor do mercado AR é o Pokémon GO.

Entretanto, a tecnologia AR precisa resolver 5 problemas:

  • Hero Devices (um termo que aponta devices com a qualidade como os produtos da Apple)
  • Bateria que dura 1 dia inteiro
  • Transmissão de dados mobile
  • Ecossistemas de aplicativos
  • Custo dos devices pelas empresas de comunicação

Um aparelho que resolve 4 destes 5 problemas é o smartphone. Os smartphones possuem uma bateria duradoura, transmissão de dados mobile, ecossistemas de aplicativos e custos dos devices pelas empresas de comunicação. Provavelmente uma grande parte dos leitores estão lendo esta notícia em um smartphone (iPhone e smartphones Android como os aparelhos da Samsung) e/ou possuem instalado o Pokémon GO.

De graça após a compra

A indústria dos mobiles dos países desenvolvidos está em uma situação estável e existem muitos usuários que trocam de aparelho constantemente. Entretanto, esse ciclo de troca de aparelhos está crescendo a cada ano e a Apple e a Samsung estão enfrentado alguns problemas em inovação.

A Apple comprou a Metaio, a empresa pioneira em realidade aumentada, e está desenvolvendo “secretamente” um novo projeto para seus produtos. A Samsung disse que está desenvolvendo uma realidade aumentada que será tão real que parece ser tocável.

Mesmo nestas situações, a maior vantagem do consumidor é não precisar comprar algo novo. As inovações virão nos modelos mais recentes das empresas. Basta comprar os novos modelos e usufruir do futuro da realidade aumentada e/ou virtual, como é o caso do Gear VR da Samsung.

No final das contas, como a indústria AR e VR vai ficar?

O Facebook comprou a empresa Oculus por $2 bilhões e realizou um investimento de $500 milhões na empresa, tornando-se a maior investidora no mercado VR e AR do mercado. A empresa resolveu dividir o Oculus para mobile e PC e anunciou cada plataforma separada. Espera-se que o Facebook construa serviços VR para os negócios AR e VR e até criar outras startups.

Mesmo após os acidentes do Galaxy Note 7, a Samsung pretende se tornar o maior jogador no mercado VR para mobile. Porém, como o Facebook controla o app store do Gear VR, e será difícil observar um sistema completo criado pela Samsung.

A Apple, com a aquisição do Metaio, quer realmente entrar no mercado de VR e AR. Porém, como seu avanço não será muito aberto, especula-se que a empresa produza um smartphone com AR ainda este ano.

Após o fracasso do Google Glass, a Google começou a tomar outro caminho. A empresa desenvolveu o Daydream View de baixo custo para pessoas comuns usufruírem da tecnologia. Além disso, a empresa possui o Tango, um smartphone que consegue criar plantas 3D e possui MR (realidade mista). A Google está no estágio final da revolução AR.

A Microsoft também entrou na “guerra”. Com o HoloLens, a empresa criou um smartglass que mistura em nosso dia a dia hologramas (porém o preço é exorbitante), entretanto até o óculos inteligente entrar no mercado irá demorar um bom tempo. Além disso, há a grande probabilidade de a empresa lançar o Windows VR para o Xbox One Scorpio.

De qualquer forma, as realidades aumentadas e virtuais farão parte do mercado de tecnologia.

Fonte: Techcrunch

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cidade onsen em Hyogo é selecionada como a Nº1 em hospitalidade aos estrangeiros

Publicado em 23 de janeiro de 2017, em Conhecendo o Japão

Conheça o melhor resort de águas termais que estende a hospitalidade japonesa “omotenashi” aos turistas estrangeiros!

Kinosaki Onsen (Imagem: Japan Guide)

Ao oferecer calorosas boas-vindas a visitantes do exterior, juntamente a uma cidade de águas tranquilizantes, o Kinosaki Onsen, localizado em Toyooka (Hyogo), foi selecionado como o melhor resort de águas termais que estende a hospitalidade japonesa “omotenashi” aos turistas estrangeiros.

Publicidade

No evento de premiação de onsen, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, a cidade onsen Kinosaki foi reconhecida pelos seus esforços de sucesso em aumentar o número de turistas estrangeiros.

Na categoria de reabilitação esportiva, o Arima Onsen, em Kobe, ficou em primeiro lugar pelo reconhecimento do poder de cura de suas águas.

O evento de inauguração, intitulado “Onsen So-senkyo” (eleição geral de fontes termais) foi patrocinado pelo Uruoi Japan Project para divulgar os charmes das áreas de onsen.

Um total de 125 áreas de onsen de 104 municípios em todo o país entraram na competição em 8 categorias, incluindo visitantes do exterior, reabilitação esportiva e viagens em família e para mulheres.

O número de turistas estrangeiros que visitaram os resorts de águas termais na cidade disparou em 30 vezes no ano de 2015: de 1.118 em 2011 para 34.318, de acordo com o governo local.

Confira um vídeo do local:

https://www.youtube.com/watch?v=RDlOXCxIxv8

Informações:

Kinosaki Onsen (城崎温泉)
Site: Kinosaki Onsen (em japonês e inglês)
Localização no Google Maps para referência, veja aqui

Fonte: Asahi
Imagem: Japan Guide
Vídeo: YouTube (Discover the spirit of Japan)

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!