A Agência Meteorológica do Japão (JMA) anunciou que está prestes a adicionar o Monte Nantai, localizado em Nikko (Tochigi), à sua lista de vulcões ativos do país.
A decisão, feita durante uma reunião do Comitê de Coordenação para Previsão de Erupções Vulcânicas realizada em 20 de junho, trará o número de vulcões ativos em todo o país para 111.
Autoridades do comitê disseram, no entanto, que não há sinais de que o Monte Nantai, de 2.486 metros de altura, esteja prestes a entrar em erupção. Montanhas reconhecidas como vulcões ativos são colocadas sob monitoramento criterioso.
O comitê também disse que a probabilidade de o Monte Ontake, de 3.067 metros de altura, que se estende entre as províncias de Nagano e Gifu e entrou em erupção no ano de 2014, deixando 58 mortos e outros 5 desaparecidos, entrar em erupção novamente é baixa, salientando-se que a atividade vulcânica vem diminuindo.
Em 20 de junho, o comitê também apontou como presidente do conselho o professor emérito Kazuhiro Ishihara, da Universidade de Quioto, substituindo o professor emérito Toshigutsu Fujii, da Universidade de Tóquio, que liderou o painel por 14 anos.
Fonte: Mainichi Imagem: Wikimedia