Terremoto de magnitude 8.1 no México deixa pelo menos 5 mortos

O forte terremoto atingiu o sul da costa do México na noite de quinta-feira (7) deixando pelo menos 5 mortos. Um pequeno tsunami foi observado.

O forte terremoto atingiu o sul da costa do México na noite de quinta-feira (7) deixando pelo menos 5 mortos. Um pequeno tsunami foi observado (NHK)

Um terremoto de magnitude 8.1 atingiu o sul da costa do México na quinta-feira (7) às 23h49 (horário local), informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS), deixando pelo menos 5 mortos, desencadeando pequenas ondas produzidas por maremoto (tsunami) e danificando alguns prédios.

Publicidade

Aparentemente, o terremoto foi mais forte que o tremor devastador de 1985 que arrasou amplas faixas da cidade do México e deixou milhares de mortos, mas relatos iniciais de danos na cidade foram limitados.

O epicentro foi a 87km ao sul da pequena cidade de Pijijiapan no estado de Chapas, a uma profundidade de 69km. Três pessoas morreram no estado, disse o governador Manuel Velasquez. Mais outras 2 pessoas perderam suas vidas no estado vizinho de Tabasco.

O terremoto desencadeou ondas de até 0.7m no México, segundo informações do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, salientando que ondas generalizadas e perigosas eram possíveis dentro de 3 horas. No entanto, não houve ameaça de tsunami para as ilhas americanas de Samoa e Havaí, de acordo com o sistema de Alerta de Tsunami dos EUA.

A uma distância de 14.000km distante das Filipinas, a agência nacional de desastre colocou toda a área costeira do país em alerta. Nenhuma ordem de evacuação foi emitida, mas os residentes foram orientados a monitorar as transmissões de emergência das rádios.

No México alguns prédios foram severamente danificados no sul do país, incluindo um hotel onde a equipe de resgate estava verificando se não havia ninguém preso em escombros.

Janelas se quebraram na cidade do México e houve apagões em vários bairros da capital. A moldura de acabamento de um hotel desabou na cidade turística de Oaxaca, segundo uma testemunha.

As pessoas na capital, uma das maiores cidades do mundo, correram para as ruas de pijamas e alarmes soaram após a ocorrência do terremoto logo após a meia-noite, disse uma testemunha à Reuters.

Em um bairro central, dezenas de pessoas estavam do lado de fora após o terremoto, com algumas enroladas em cobertores por causa do frio que está fazendo no local. Crianças choravam.

O USGS registrou múltiplos abalos secundários, que variaram entre 4.3 e 5.7 graus de magnitude.

Fonte: Japan Today, Reuters
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Daiei corta os preços em até 20% em mais 600 itens

Publicado em 8 de setembro de 2017, em Sociedade

A rede de supermercados Daiei colocará mais 600 itens com corte de preços que variam de 10 a 20%, totalizando 1,3 mil.

176 lojas da rede Daiei e Gourmet City vão ter 1,3 mil produtos com 10 a 20% de corte de preços

Descontos de 10 a 20% em 600 dos seus milhares de itens é o que promete a rede de supermercado Daiei.

Publicidade

A rede tem presença nas regiões Kinki e Kanto, com 176 estabelecimentos, incluindo o Gourmet City. Neste mês de setembro comemora aniversário de 60 anos de fundação. Informou que continua com a campanha EDSLP (Everyday Same Low Price), ou o mesmo preço baixo todos os dias, na tradução livre.

Em junho ela implantou a redução de preços em 700 itens. Desta vez, acrescentou mais 600, totalizando 1,3 mil com descontos atrativos.

Daiei e Gourmet City com 1,3 mil produtos com corte de preços

Os produtos alvo do corte de preços, que variam de 10 a 20%, são de uso diário, bebidas, alimentos secos e congelados, além de temperos e outros.

Para se ter uma ideia dos preços, um curry da marca House, o Kokumaru, cai de 158 para 127 ienes, enquanto um clareador (whiter) da Kao pode ser comprado de 184 por 165 ienes.

A rede informa que os preços podem variar conforme a localização da loja.

O período do corte de preços vai de 13 deste mês e segue por 3 meses consecutivos.

Fontes: divulgação e Sankei News
Foto ilustrativa 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!