Um pequeno terremoto foi detectado às 16h41 UTC (1h41 do dia 13, horário local) em uma área da Coreia do Norte onde testes nucleares anteriores foram conduzidos, divulgou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O USGS informou que o terremoto de magnitude 2,9 ocorreu a cerca de 20Km a nordeste de Sungjibaegam, “na área onde testes nucleares anteriores foram realizados”. A profundidade estimada foi de cerca de 5Km.
“O evento apresentou características de terremoto, no entanto, não podemos confirmar de forma conclusiva sua natureza (natural ou feito pelo homem),” observa a USGS.
O USGS salientou que o Centro de Aplicações Técnicas da Força Aérea é a única organização no governo federal cuja missão é detectar e reportar dados técnicos de explosões nucleares do exterior.
A detecção de um terremoto nem sempre indica um teste nuclear. Em 23 de setembro, um terremoto de magnitude 3,4 foi registrado sob o Monte Mantap, uma área na Coreia do Norte onde terremotos não ocorrem normalmente.
A Coreia do Norte realizou seis testes nucleares desde outubro de 2006.
Fonte: USA Today, USGS Imagem: USGS