Funcionárias robôs no Henn na Hotel inaugurado no distrito de Ginza, Tóquio, em 1º de fevereiro (Facebook/変なホテル東京 銀座)
A agência de viagens H.I.S Co. está visando um plano ambicioso de construir mais oito hotéis operados por robôs – Henn na Hotel ou Hotel Estranho – além de um que foi inaugurado no distrito comercial de Ginza (Tóquio) em 1º de fevereiro.
Publicidade
Contra o cenário de uma população em encolhimento e um crescente número de turistas estrangeiros, o hotel encontrou sucesso ao empregar robôs como uma maneira de atrair negócios e reduzir custos com pessoal.
Além da adição em Ginza, a empresa planeja construir quatro hotéis operados por robôs na área de Tóquio neste ano e outros quatro espalhados entre Osaka, Fukuoka e Quioto. A empresa também abriu um café, o Henn na Cafe, em Shibuya, no mesmo dia da inauguração do hotel em Ginza.
De acordo com o relatório de 2017 do Instituto de Pesquisa Mizuho, até o ano das Olimpíadas, em 2020, haverá uma escassez de três mil quartos de hotel em Tóquio.
O hotel operado por robôs já demonstrou o potencial de custo-benefício ao empregar pessoal robótico.
Originalmente, 30 funcionários eram designados a trabalhar no hotel de 140 quartos, mas o sistema de check-in automatizado permitiu à empresa reduzir o número de empregados para sete, os quais trabalham em turnos alternados, de acordo com um gerente da divisão de relações públicas da H.I.S.
O Henn na Hotel original foi inaugurado em julho de 2015 perto do parque temático holandês Huis Ten Bosch na província de Nagasaki.
Fonte: Japan Times
Imagem: Facebook