Estação espacial chinesa cai no Oceano Pacífico

A estação espacial foi lançada em 2011. Em 2017, o governo chinês disse às Nações Unidas que ela havia “deixado de funcionar” um ano antes, sem explicar exatamente por qual razão.

A Tiangong-1 caiu no meio do Pacífico Sul (CNN/AP- reprodução)

A estação espacial da China, a Tiangong-1 reentrou na atmosfera terrestre por volta das 9h15, horário do Japão, desta segunda-feira (2) em uma queda flamejante, informou a Agência Espacial da China.

Publicidade

A Tiangong-1 caiu no meio do Pacífico Sul, disse a agência espacial.

“A maioria das partes se incinerou durante o processo”, disse a agência.

A Tiangong-1 ou “Palácio Celestial” de 12 metros de comprimento, que estava fora de controle, é um dos projetos de mais alto perfil da China. A estação espacial não tripulada foi lançada em setembro de 2011 como um protótipo para a meta espacial máxima da China: uma estação espacial permanente que poderá ser lançada em 2022.

Contudo, o governo chinês disse às Nações Unidas em maio de 2017 que sua estação espacial havia “deixado de funcionar”, em março de 2016, sem explicar exatamente por qual razão.

A Tiangong-1 foi lançada em 2011 (NHK/reprodução)

O incidente foi constrangedor para o programa espacial da China mas ela não adiou seu progresso. Em setembro de 2016, o país lançou sua segunda estação espacial, a Tiangong-2.

Enquanto não seja incomum que detritos como satélites ou estágios gastos de foguetes caiam na Terra, grandes naves capazes de suportar vida humana são mais raras.

A primeira estação espacial da NASA, a Skylab, caiu na Terra em uma reentrada fora de controle em 1979, se queimando no processo sem causar qualquer dano.

O último posto avançado a cair foi a estação Mir de 135 toneladas da Rússia, em 2011, a qual fez um pouso controlado com a maioria das partes se desintegrando na atmosfera.

Fonte: CNN
Imagem: CNN, NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio no iate do cantor Yuzo Kayama

Publicado em 2 de abril de 2018, em Sociedade

O iate Koshinmaru do cantor e ator Yuzo Kayama pegou fogo. Estava ancorado na província de Shizuoka.

Iate Koshinmaru do cantor e ator Yuzo Kayama pegou fogo (Sankei/ANN)

Por volta das 21h20 de domingo (1.º) uma pessoa que estava nas proximidades do Porto Arari, em Nishi Izu (Shizuoka), avisou o Corpo de Bombeiros que uma embarcação estava em chamas.

Publicidade

De acordo com a polícia a embarcação que estava ancorada a cerca de 100 metros do porto pesqueiro era o iate Koshinmaru do cantor e ator Yuzo Kayama, 80 anos. 

O cantor estava fazendo uma apresentação em Okinawa. Na ocasião do incêndio não teve nenhuma vítima.

A Guarda Costeira de Shimoda que atende a ocorrência informou que até as 9h desta segunda-feira (2) as chamas ainda não haviam sido contidas.

O iate tem 104 toneladas e 25,59 metros de comprimento. Segundo informações do porto, ele sempre fica ancorado lá. 

A polícia e os bombeiros estão investigando a causa do fogo. Segundo informações colhidas pelo jornal Yomiuri, já faz mais de uma década que Kayama deixa seu iate nesse porto. Este ano não foi usado nenhuma vez por ele.

Fontes: ANN, Yomiuri, JNN e Sankei
Fotos: ANN e Sankei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!