EUA pedem ao Japão que reduza suas altas reservas de plutônio

Críticos apontaram essas reservas como fonte pronta de material para produção de bombas caso o Japão escolhesse se tornar um estado de armas nucleares.

Trabalhadores transferindo um grande contêiner de plutônio-urânio a um navio inglês na planta nuclear de Takahama, Fukui (The Star Online)

Os EUA pediram ao Japão para reduzir seus altos níveis de reservas de plutônio, uma medida que ocorre enquanto a administração de Trump busca convencer a Coreia do Norte a abandonar suas armas nucleares, soube o Nikkei.

Publicidade

O pedido foi feito pelo Departamento de Estado dos EUA e pelo Conselho de Segurança Nacional antes da extensão do próximo mês de um acordo de cooperação nuclear bilateral, segundo pessoas familiares com o assunto.

Japão tem quantidade suficiente para produzir 6 mil ogivas nucleares

O Japão tem cerca de 47 toneladas do elemento radioativo – suficiente para produzir cerca de seis mil ogivas nucleares. Críticos japoneses e estrangeiros apontaram essas reservas como fonte pronta de material para produção de bombas caso o Japão escolhesse se tornar um estado de armas nucleares.

A produção de plutônio é proibida a princípio, mas o Japão, que é pobre em recursos naturais, teve permissão sob o pacto bilateral para extrair o material de barras de combustível nuclear usado.

O Japão insiste que não mantém reservas de plutônio “sem propósitos específicos”. Críticos no Japão e em outros lugares, incluindo China e alguns no Congresso dos EUA, demonstraram preocupação com o tamanho dessas reservas.

Preocupação com o tamanho das reservas de plutônio

Os EUA pediram ao Japão que impusesse um limite em suas reservas de plutônio. A administração de Trump também quer emitir uma declaração conjunta, determinando que o fornecimento de plutônio do Japão é para uso pacífico, quando o pacto de cooperação nuclear for renovado, de acordo com pessoas familiares ao assunto.

Em resposta, a reguladora nuclear do Japão poderá adotar ainda este mês uma política de reduzir as reservas e não permitir que ultrapassem os níveis atuais.

O governo japonês pediu à Federação de Companhias de Energia Elétrica, cujos membros incluem as operadoras de plantas nucleares do país,  que reduzissem as reservas de plutônio.

Alguns no escritório do primeiro-ministro Shinzo Abe estão preocupados com a questão do plutônio, que poderia condenar o acordo nuclear dos EUA com o Japão. O pacto será renovado automaticamente em 16 de julho, mas pode ser interrompido se cada lado der aviso dentro de seis meses.

Fonte: Nikkei
Imagem: The Star Online

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota transformará veículos ‘sem motorista’ em lojas de conveniência e cafés móveis

Publicado em 12 de junho de 2018, em Tecnologia

Veículos elétricos autônomos transportariam produtos para levar a conveniência self-service à áreas menos povoadas onde é menos lucrativo operar unidades físicas.

Apresentação do veículo conceito e-Palette em janeiro (YouTube/Toyota Global Newsroom)

A Toyota Motor está considerando um plano para tornar veículos autônomos – também conhecidos como veículos sem motorista – em lojas de conveniência automatizadas móveis em cooperação com a Seven Eleven Japan, disseram em 8 de junho fontes familiares com o assunto.

Publicidade

Sob o plano, veículos elétricos autônomos transportariam produtos da Seven Eleven para levar a conveniência self-service à áreas menos povoadas onde é menos lucrativo operar unidades físicas, disseram as fontes.

A Toyota também poderá se juntar à Yamato Holdings em entregas porta a porta usando veículos autônomos.

A montadora líder também está buscando oferecer serviços similares, como cafés móveis, para vender os da marca Starbucks, frisaram as fontes.

Em janeiro, a montadora revelou o veículo conceito e-Palette, anunciando que usará a plataforma sem motorista para construir uma aliança com parceiras americanas como a Amazon.com e a Uber Technologies.

Fonte: Japan Times, Kyodo
Imagem: YouTube

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!