O jornal Asahi realizou uma pesquisa em todo arquipélago, nos dias 15 e 16 deste mês, para avaliar o nível de satisfação em relação ao feriadão de 10 dias do ano que vem. No novo calendário começará em 27 de abril e seguirá até 6 de maio.
O resultado foi divulgado na segunda-feira (17). A média geral foi de 45% de desaprovação, demonstrando descontentamento, contra 35% das pessoas que gostaram dessa proposta.
Em análise por sexos, 43% dos homens demonstraram contentamento contra 40% descontentes. Já as mulheres mostraram-se mais descontentes ainda, com 51%. As que aprovam com alegria são apenas 28%.
A faixa etária mais jovem foi a que mais curtiu. O contentamento foi expressado por 58% das pessoas com idade entre 19 e 29 anos.
À medida que a faixa etária sobe diminui o contentamento. Para os da faixa dos 30 anos, 43%; na faixa dos 60 apenas ¼ gostou e na faixa igual ou superior a 70, somente 18%.
Metade das pessoas que trabalham nas áreas de prestação de serviços e de fábricas não gostou do feriadão. Em contrapartida, 51% dos trabalhadores em escritório ou com tecnologia gostaram.
O grupo que menos gostou foi o das donas de casa, com 53% de descontentamento.
Veja como fica o calendário e os feriados de abril-maio de 2019.
Fonte: Asahi