Quando ocorre um terremoto dessa classe como o de Yamagata, de intensidades sísmicas de 6 – forte e fraca – acrescida do alerta para se proteger do tsunami, o que fazer?
Segundo depoimentos de passageiros dentro do shinkansen, no momento em que ocorreu o terremoto todos os apps dos smartphones dispararam alerta. Em seguida, ocorreu queda de energia elétrica e todos ficaram no escuro.
Nas residências, boa parte estava dormindo ou se preparando para o descanso, por causa do horário, 22h22 de terça-feira (18).
Para quem vive na região costeira como na cidade de Tsuruoka (Yamagata), logo depois de se assegurar que poderia sair, as pessoas saíram de casa para se proteger do tsunami. Embora o anúncio tenha sido de 1 metro, havia o risco de “perder o pé”. Também havia o risco de logo depois desse de 1 metro vir um maior.
Evacuação com segurança
Uma mulher declarou que assim que conseguiu ficar de pé, chamou seus familiares, passou na casa dos seus pais idosos, e todos foram se abrigar em um local cedido pela prefeitura.
Da mesma forma, um entrevistado do vilarejo onde a maioria tem mais de 65 anos, disse “já tive a experiência de perder a minha avó, que foi levada pelo tsunami por conta do Terremoto de Niigata (55 anos atrás). Por causa disso o tsunami dá medo. Todos fomos buscar abrigo no templo próximo”.
https://youtu.be/V9e5yuZ1CxA
Risco dos móveis caídos dentro de casa
O repórter mostrou o que aconteceu dentro de uma casa térrea onde moram 3 pessoas da família. Um guarda-roupa caiu de frente, obstruindo parte do corredor. Na sala de jantar uma estante, da altura de uma pessoa, caiu sobre a mesa. Essa foi a realidade do local onde a intensidade sísmica foi de 6 (fraca). Cacos de louça se espalharam pelo chão.
No dia seguinte os residentes trataram de cobrir os telhados danificados com lonas plásticas por causa da chuva.
Foram amargurados pelo terremoto, perigo do tsunami e no dia seguinte veio a chuva para piorar a situação, colocando mais vidas em risco por causa do perigo de deslizamento.
Como proteger a vida acima de tudo
O terremoto pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, em locais diversos. Você tem ao seu alcance o mapa dos locais onde pode se refugiar? Caso tenha jogado fora peça um na prefeitura ou subprefeitura, indo até lá ou verifique se está disponível na página web.
Antes de ver as ações não deixe de ler as matérias relacionadas ao megaterremoto, tsunami, alertas e prevenção.
- Linguagem dos alertas das autoridades locais
- Tudo o que deve ter no seu kit de emergência para preservar sua vida
- Confira se sua casa está segura contra terremoto
- Ensine seus filhos a usarem o telefone público
- Alimentos saborosos para sua mochila de emergência
- Bracelete com 12 utilidades na emergência
- Estudo sobre o ‘tsunami negro’
- Evacuação em massa caso ocorra o megaterremoto
- Estimativa de 320 mil vítimas com o megaterremoto
Veja o que fazer em 3 passos, com detalhes.
Fontes: ANN e Yahoo Bosai Sokuho