Agência de Meteorologia irá nomear o tufão pela magnitude dos danos

Depois de quase meio século a Agência Meteorológica do Japão decidiu nomear o tufão Hagibis que causou extensos danos em todo o país.

Imagem do tufão às 16h30 de sábado, feita pela AMJ (via Sankei)

Na terça-feira (15) a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que decidiu nomear o tufão de número 19, pela gravidade e extensão dos danos no país, o qual entra para a história. 

Publicidade

O de 1977 foi nomeado como Tufão de Okinoerabu, o qual devastou Kagoshima, quando mais da metade das edificações ficou inundada, causa dos danos em mais de 5 mil delas. 

Para dar um nome ao tufão é preciso preencher alguns requisitos como consequência de mais de mil edifícios danificados em larga escala, mais de 10 mil casas e prédios inundados e danos humanos consideráveis, explicou. 

E na terça-feira os levantamentos indicam que o tufão Hagibis causou desastres como mais de 10 mil edificações inundadas, sendo que o número de mortes chegou a 74 pessoas, tendendo a aumentar. 

O nome desse tufão deverá ser decidido até maio do próximo ano mas provavelmente deverá ser Reiwa Gannen X Taifu (令和元年◯◯台風) ou Tufão X do 1.º Ano da Era Reiwa, na tradução livre.

Em 2011 o tufão de número 12 matou 88 pessoas ao atingir a Península Kii (Wakayama). Na ocasião não foi nomeado em japonês, embora o número de vítimas fatais tenha sido alto, por não ter um padrão em relação aos danos humanos. 

Portanto, a última nomeação ocorreu há 42 anos. Até que o nome seja definido vai ser usada a nomenclatura tufão de número 19, pelos órgãos governamentais. 

Fontes: Sankei e Mainichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Em 11 províncias 74 mortos, vítimas do tufão Hagibis

Publicado em 16 de outubro de 2019, em Informações

Os desastres provocados pelo 19.º tufão causaram mortes, ainda há desaparecidos, e subiu o número de feridos.

Publicidade

Foram inúmeros desastres provocados pelo tufão Hagibis no sábado (12) e domingo (13). Em consequência, causaram vítimas, aumentando a cada dia. 

Até a manhã de quarta-feira a NHK e ANN levantaram que foram 74 pessoas mortas. Ainda há 12 desaparecidos em 6 províncias e somam 226 feridos em 32 províncias. 

São 27 mortos em Fukushima, 14 em Kanagawa, 14 em Miyagi, 4 em Gunma e Tochigi, 3 em Nagano, 2 em Saitama, Ibaraki e Iwate, 1 em Chiba e Shizuoka. 

Inundações e deslizamentos

Por conta do transbordamento dos rios, as inundações atingiram pelo menos 13 mil edificações, sendo que mais de 1,1 mil sofreram perda total ou parcial, em 21 províncias.

O número de deslizamentos e fluxo de detritos aumentou. Segundo levantamento do governo ocorreram 170 casos em 19 províncias. Saitama foi a mais prejudicada com 55, 15 em Shizuoka, 12 de cada em Iwate, Nagano e Niigata, 10 em Yamanashi e 5 em Gunma.

Assista ao vídeo do jornal Sankei, das cenas de Ichihara (Chiba):

Fontes: NHK e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!