Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), ventos quentes e úmidos estão soprando em direção ao *sistema de baixa pressão que está no sul do arquipélago principal. Em diversas áreas, o tempo está fechado, principalmente no leste do Japão.
Até as 8h de sexta-feira (25), foi observada uma chuva pesada de 33.5mm em 1 hora na cidade de Tateyama (Chiba).
A previsão indica que o sistema de baixa pressão prossiga para Kanto até a noite de sexta-feira. Estima-se que a porção banhada pelo Oceano Pacífico de Tohoku e diversas províncias enfrentem chuva pesada e tempestades até a madrugada de sábado (26).
Até a manhã de sábado, a precipitação de chuva no período de 24 horas pode chegar a 180mm em Kanto e Tohoku, e 150mm em Tokai, Koshi e nas Ilhas Izu.
A JMA alerta para deslizamentos, inundações e enchentes de rios, além de pedir cuidado com relâmpagos e furacões.
Nas áreas afetadas pelo tufão N19, os diques de contenção de rios foram destruídos, e as obras de reconstrução estão sendo realizadas. Contudo, em muitas regiões, o reparo emergencial ainda não está completo.
Preste atenção nas informações do tempo e desastres naturais, e tome muito cuidado com a chuva se mora em áreas afetadas pelo tufão.
*Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades.
Fonte: NHK