A sede da Yahoo Japan em Tóquio está impondo um “imposto de fritura” em seu refeitório para promover estilos de vida mais saudáveis entre seus funcionários.
Sob o sistema que entrou em vigor no dia 8 de outubro, os preços para refeições que incluem frituras, como tonkatsu (costela de porco empanada e frita) aumentaram, enquanto pratos que vão peixes grelhados ou cozidos custam menos.
A empresa decidiu “cortar a gordura” após exames médicos em 2017 terem mostrado que pelo menos 45 por cento dos funcionários tinham altos níveis de LDL, o colesterol “ruim”.
Cerca de mil funcionários almoçam no refeitório todos os dias e pratos que incluem frituras foram bem mais populares do que o de peixes grelhados ou cozidos.
Em 8 de outubro, o preço do chicken nanban (frango frito com molho tártaro) servido no refeitório da empresa aumentou em 100 ienes, sendo vendido a 691 ienes.
Por outro lado, o peixe cozido cavala no molho de missô com “kenchin-jiru”, sopa de vegetais, custa 543 ienes, redução de 150 ienes.
Até o fim do horário de almoço, todos os 375 pratos de peixe estavam esgotados, ultrapassando as 275 porções de nanban.
“O prato que vai peixe cozido nunca excedeu 200”, disse um funcionário da Yahoo Japan. “Acho que o novo sistema teve um grande efeito”.
Em abril e maio antes do aumento de preço, o número diário de pratos à base de peixe vendidos no refeitório era de aproximadamente 128, comparado a 480 para os que incluíam frituras.
Fonte: Asahi