A Tateyama Kurobe Alpine Route (Tateyama Kurobe Alpen Route) é uma rota exclusiva e espetacular que passa pelos Alpes do Norte do Japão o qual é atravessado por vários meios de transporte como ônibus e teleférico.
Concluída em 1971, a rota conecta a cidade de Toyama (província homônima) e a vila de Omachi (Nagano).
A faixa entre a estação de Tateyama (Toyama) e Ogizawa (Nagano) é fechada para veículos particulares. Ela fica completamente inacessível de dezembro a meados de abril.
Em 2020, a rota deve ficar aberta de 15 de abril a 30 de novembro.
Várias rotas estão disponíveis com partidas a partir de ambos os lados (Tateyama ou Ogizawa) e os visitantes devem pagar por cada viagem nas bilheterias ou reservar online.
A principal atração da rota alpina é o cenário magnífico da cadeia de montanhas de Tateyama, parte do Parque Nacional Chubu Sangaku.
Os visitantes podem desfrutar de paisagens variantes durante as diferentes estações. Na primavera, a neve acumulada, principalmente em torno das faixas superiores de Midagahara e Murodo, formam um corredor de neve magnífico cujos paredões podem atingir 20 metros de altura. Uma faixa do corredor de neve em torno de Murdo está aberta aos pedestres normalmente de meados de abril ao fim de junho.
Em 2020, os pedestres foi proibida a passagem de pedestres ao longo do corredor de neve devidno ao surto de coronavírus. O corredor só pôde ser visto de dentro dos ônibus. No dia da abertura, os paredões de neve chegaram a uma altura de 15 metros.
O verão e o outono atraem visitantes com belas paisagens, flores alpinas (principalmente em torno de junho a agosto) e as folhas vermelhas e laranjas de outono.
As cores do outono tipicamente atingem o auge em torno de Murodo e Daikanbo do fim de setembro ao início de outubro, e elas vão gradualmente descendo as encostas das montanhas, chegando às elevações mais baixas do fim de outubro ao início de novembro.
O ponto mais alto ao longo da rota é Murodo, o qual oferece uma variedade de trilhas para hiking que atendem tanto alpinistas experientes como aqueles que buscam uma caminhada de lazer.
Outros destaques da rota são o teleférico, o Tateyama Ropeway, e uma represa, a Kurobe Dam de 186 metros de altura que é especialmente espetacular quando ela descarrega água entre o fim de junho a meados de outubro.
De meados de junho até setembro as temperaturas ao longo da rota alpina são amenas, e raramente fica muito quente. De abril ao início de maio e de meados de outubro até novembro, as temperaturas são frias e pode ficar muito gelado em dias que ventam muito.
Somente uma camada de roupa é suficiente para o verão, enquanto uma jaqueta é recomendada na primavera e outono.
Bons calçados para caminhar são recomendados se você está planejando praticar hiking além das trilhas mais fáceis nas redondezas das respectivas estações ao longo da rota.
Acomodações em forma de hotéis, cabanas de montanha e acampamentos estão disponíveis ao longo da rota, principalmente em Murodo.
Na galeria de imagens abaixo, você pode acompanhar pela numeração (de 1 a 43) o percurso da rota alpina, partindo de Tateyama (Toyama) até Ogizawa (Nagano).
A temporada de abertura da rota alpina vai até o fim de novembro, então se você quiser fazer esse passeio ainda dá tempo.
Observações:
- Lembre-se que a rota é longa e todos os transportes citados acima têm horário de funcionamento. Sempre preste atenção nos cronogramas para organizar o trajeto. Para aproveitar melhor o seu passeio, o site oficial da Alpine Route sugere um pernoite em algum hotel na rota.
- Vá com calçado confortável e leve agasalho, guarda-cuva (ou capa) para se proteger, pois o clima pode mudar de repente lá em cima. Embora tenha lojas e restaurantes nos pontos das rotas, pode ser que alguma comida ou bebida não seja do seu paladar, por isso leve algo para consumir.
- Nas bilheterias sempre há telas mostrando a situação nos pontos altos como Murodo e Daikanbo, se as nuvens estão cobrindo o local ou não, ou se está chovendo. Tome a melhor decisão.
- A rota não pode ser explorada o ano todo. Em 2020 ela foi aberta em 15 de abril e está acessível até 30 de novembro. No verão e outono pode estar bem movimentado, atente-se a isso.
- O estacionamento na estação de Tateyama é amplo e gratuito. Na de Ogizawa há gratuitos e pago.
Para mais informações sobre a rota alpina, toque aqui.
Imagens: PM