Dois fortes terremotos, de magnitudes 6.0 e 5.8, atingiram a central da Colômbia na tarde de terça-feira (24), hora local, informou o Serviço Geológico dos EUA – USGS.
Os epicentros foram muito próximos um dos outro, a cerca de 149Km ao sul da capital Bogotá e muito rasos, o que teria amplificado os efeitos.
Um terremoto de magnitude 6.0 na escala Richter é considerado forte e capaz de causar danos severos, entretanto, a área atingida não é densamente povoada.
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami disse que os terremotos não iriam gerar tsunami.
A região dos epicentros é lar para atividades agrícolas e petrolíferas, mas a agência de gestão de desastres do país disse em sua conta no Twitter que não havia recebido relatos de danos.
Um porta-voz da empresa petrolífera estatal Ecopterol, a qual tem grande parte de sua infraestrutura nas planícies ao leste do país, disse que as instalações estavam operando normalmente.
Terremotos são relativamente frequentes na Colômbia.
#SismosColombiaSGC Evento Sísmico – Boletín Actualizado 1, 2019-12-24, 14:19 hora local. Magnitud 5.7, Profundidad Superficial (Menor a 30 km), Mesetas – Meta, Colombia #NoticiaEnDesarrollo #Temblor #Sismo ¿Sintió este sismo? repórtelo: https://t.co/TR7DF4q6Jl pic.twitter.com/Z4AQjzkStK
— Servicio Geológico (@sgcol) December 24, 2019
Fonte: The Guardian