Uma guia de ônibus de turismo na faixa dos 40 anos testou positivo para o Covid-19 após o que pareceu ser uma recuperação da doença, informou o governo da província de Osaka na quarta-feira (26).
A residente de Osaka pode ter sido reinfectada ou o vírus pode ter retomado força em seu corpo após ficar latente, disseram oficiais.
A infecção foi confirmada na mulher em 29 de janeiro após ela participar de um tour que incluía visitantes da cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do surto.
Após sua condição ter melhorado, ela foi liberada do hospital em 1º de fevereiro. Ela testou negativo através de um exame que ela fez voluntariamente no dia 6 durante um período de monitoramento.
Em 19 de fevereiro ela sentiu desconforto na garganta e dores no peito. Após várias visitas ao médico, ela foi submetida a um teste uma semana depois o qual deu resultado positivo novamente.
A mulher teria usado máscara e ficado em casa após deixar a instituição médica. Ela não foi trabalhar e não teve contato próximo com ninguém. Ela está hospitalizada na província de Osaka.
Segundo um especialista em doenças infecciosas na Universidade de Osaka, pessoas que são infectadas desenvolvem anticorpos, então elas geralmente podem evitar reinfecção pelo mesmo vírus.
Entretanto, se não houve anticorpos suficientes a pessoa pode ter estado suscetível à reinfecção ou os vírus que passaram indetectados no corpo podem ter se multiplicado.
Fonte: Jiji