A Toyota Motor anunciou na quinta-feira (23) que retomará a produção de automóveis em todas as suas 14 plantas na América do Norte a partir de 4 de maio após 1 mês e meio de suspensão devido ao coronavírus.
A produção será reiniciada em todas as fábricas de carros finalizados e peças nos EUA, Canadá e México, que estavam suspensas desde 23 de março, o que significa que 32 mil funcionários devem voltar ao trabalho.
A suspensão foi estendida 3 vezes em razão da lentidão nas vendas devido ao impacto da Covid-19. Entretanto, a companhia decidiu reiniciar a produção em consideração às consequências nas concessionárias e fabricantes de peças.
Com a retomada, a prevenção de infecção entre funcionários na linha de produção será um desafio para a montadora japonesa.
Nas fábricas reabertas, funcionários receberão máscaras e escudos faciais e medirão suas temperaturas antes de começar a trabalhar.
Eles também manterão uma distância de pelo menos 1,8 metro durante o trabalho e intervalos. Os funcionários também serão divididos em grupos que usarão refeitórios em horários diferentes para reduzir o congestionamento e espaços voltados para eles fazerem o intervalo serão higienizados várias vezes ao dia.
Embora as taxas de eficiência e operação nas plantam devam cair, a Toyota iniciará operações em larga escala gradualmente enquanto dá prioridade à segurança. Inicialmente, ela reiniciará a uma taxa operacional de cerca de 50% e visa completa normalização até junho.
A Honda e a Volkswagen também devem retomar as operações de fábrica a partir de maio a meados do mês.
(Atualização na quinta-feira, 30 de abril)
Toyota adia retomada de operações para 11 de maio
A Toyota Motor disse na quarta-feira (29) que adiará o reinício das operações de todas as suas fábricas de automóveis e de peças na América do Norte, que seria em 4 de maio, para a semana de 11 de maio.
As operações nas plantas foram suspensas devido à crise do coronavírus. A nova data foi decidida com base em discussões com operadores de logística, disse a montadora japonesa.
“A Toyota tem a intenção de retomar gradualmente suas operações em conformidade com diretrizes de saúde federal e de segurança, e com determinações de estado onde ficam nossas instalações”, disse a companhia em uma declaração.
Fonte: Asia Nikkei, Nippon