A NEC Corporation disse na quinta-feira (11) que construirá um cabo submarino de 9.400 quilômetros de comprimento que ligará o Japão a vários outros países na Ásia para atender a uma crescente demanda por conectividade de dados de alta velocidade.
O cabo destacando várias fibras óticas conectará Japão, China, Filipinas, Tailândia, Singapura e Vietnã, disse a NEC, que foi atribuída a construí-lo pelo consórcio Asia Direct Cable – ADC, formado por grandes companhias de telecomunicação incluindo a SoftBank e a China Telecom.
A NEC disse que o cabo, com cronograma de construção até o quarto trimestre de 2022, suprirá a crescente demanda por transmissão de dados de alta capacidade conduzida por avanços tecnológicos como redes 5G e inteligência artificial. Ela não revelou o valor do contrato com o consórcio.
Tráfego de dados continua a crescer na Ásia, com mais pessoas trabalhando online de casa devido à pandemia do novo coronavírus.
“O sistema ADC fornece a mais alta capacidade de cabos e diversidade necessária para principais centros de informação da Ásia, o qual permitirá a operadoras e fornecedoras de serviços a planejarem melhor suas redes e serviços para um desenvolvimento sustentável”, disse Chang Weiguo, copresidente do consórcio da China Telecom, em uma declaração da NEC.
Fonte: Mainichi